Calma, gente. Não vai dar confusão dessa vez, prometo. Mas é que preciso falar desse assunto. Um assinante chamado William mandou uma crítica, das boas. Respondi para ele, mas acho deveria ampliar a discussão...
“Sou assinante da Runners, desde o início e ainda fico ansioso sempre que vai chegando o dia de eu receber uma nova edição. Comecei a correr na mesma época que a revista chegou ao Brasil e os "ensinamentos" que aprendi com ela sempre me ajudaram muito.
Mas nas últimas edições algumas matérias estão me deixando um pouco desanimado. São as matérias do tipo: Derreta 5 kg em até 2 meses, Perca peso sem sofrer, Hora de Secar e outras semelhantes. Desculpe a sinceridade, mas esse tipo de matéria me parece coisa daquelas revistas de baixa qualidade e sensacionalistas (que não é o caso da Runners) que misturam fofocas das novelas com dicas para a mulherada emagrecer. Eu sempre estou precisando perder uns 4 kg ou 5 kg mas não me sinto atraído em seguir o que é recomendado nessas matérias. Inclusive, há alguns dias, a Runners foi citada em uma reportagem de um programa de TV que falava sobre as "dietas milagrosas. Muito obrigado pela atenção e parabéns pela qualidade da revista! Um abraço, William Veríssimo Ribeiro"
Lá vai a resposta que mandei:
William, em primeiro lugar obrigado pelas palavras de incentivo. Esse seu email é tema de debate constante por aqui. Peso de novo? Barriga outra vez? Aos poucos, vamos descobrindo que nosso público é composto por corredores e muitos, mas muito mais do que imaginávamos, "não-corredores". Ou seja, gente que está flertando com o esporte, quase sempre em função do peso. Essa parte considerável do público costuma ser atraída pela questão dos quilos.
Isso pessoalmente me aborrece, não gosto de bater na mesma tecla. Pelo outro lado, sabemos que alguns dos rechonchudos que compram a revista em busca de uma fórmula milagrosa irão entrar na linha. Acabarão se tornando corredores, o que é um golaço pra gente. Não estou nem falando em ter novos assinantes, mais gente comprando a revista. Saber que você ajudou a transformar alguém (e para melhor) é algo que extrapola a função jornalística. E chegam emails e mais emails de pessoas contando suas aventuras em direção à vida saudável. Gente que estava bem acima do peso, passou numa banca e foi atraído pela manchete sensacionalista. O preço disso é ter que chamar a atenção das pessoas através do mesmo tema recorrente. No final das contas, acho que vale a pena. Um abraço, Sérgio
37 Comentários:
Gerrit - SP (02/02/2010 @ 16:28)
Estela, tá certissimo. Por causa deste blog, decidi fazer musculação em 2010. E já tinha decedido para não emagrecer mais. Agora, a duvida que fica: fazendo musculação, será que seria bom engordar um pouco? Ou melhor, ganhar massa magra sem prejudicar a porcentagem de gordura?
Estela Marcondes - São Paulo (01/02/2010 @ 02:40)
Eu acho interessante ler matérias sobre alimentação saudável e receitas que fazem bem e, de quebra, dão um "pique" pra corrida! Mas deixo aqui meu palpite... acho que ia ser bem legal se alguma vez saísse uma matéria com dicas para os que sempre foram meio magrelos poderem continuar corendo, aumentar kilometragem etc sem perder peso! Acho que ia ser interessante, já que os assuntos relacionados à alimentação na Runner´s não têm um caráter de revista "boa forma", mas de "runner´s world "...=)
Além disso, acho que é um assunto pouco abordado!
Fica aí o palpite=)
Marcelo Terraza - Brasilia (31/01/2010 @ 21:14)
Grande Sérgio, acredito muito, mas muito mesmo que o sucesso da RW se deve muito a vc, pois a forma q vc escreve é muito bacana, não é a toa q vemos todos os dias a galera fissurada no blog, todo dia chegando gente nova. Outro dia aqui em Brasilia conheci uma corredora e quando disse meu nome ela reconheceu aqui do blog... heheeh ... muito legal, me senti super diferente. E realmente essa 'cozinha' fica cada dia mais aberta e mais bacana, cada post é um aprendizado e vejo grande troca de informações e respeito uns pelos outros na medida. Continue com a cozinha aberta e cheia de 'comidas' fantasticas. Rodrigo Fonseca, obrigado pelo 10 ... heheheh. Thank you. Abs, m. > keep running and coocking.
Gerrit - SP (31/01/2010 @ 20:34)
O Sérgio fala que sempre tenho ideias ligeramente diferentes ou alternativas. Bem, ontem à noite, corri meus 17K de treino para a meia de SP. Deu um ritmo médio de 4:40/km então fiquei bastante satisfeito. Hoje à noite fiz um churrasquinho básico em casa ( já pensou, Holandês fazendo churrasco :-) ), comi até não querer mais, com direito a cerveja. Amanhã, pesando na academia, vai dar 0x0 em comparação com a semana passada. Ou seja, a minha dieta milagrosa está nisto aí, tem que queimar o que entre, se não engorda.
Eduardo - BH (31/01/2010 @ 18:11)
Qualquer revista ou jornal se não tiver na capa ou na 1a página uma chamada que desperte atenção não vai vender. É preciso despertar o interesse do leitor, de modo que ele pare na banca para ler as manchetes ou pelo menos desacelere para desviar o olhar e ficar com o que viu no subconsciente de maneira que, interessado,depois compre a revista/jornal. Tratar de uma dieta, portanto, não é sensacionalismo, mas sim estratégia jornalística. Sensacionalismo barato, é prometer algo impossível, como p. ex., perder tantos quilos em uma semana, ou ter um físico de atleta, inclusive com abdômen definido em 15/30 dias (não é necessário dizer as revistas), e isso a gente sabe, a RW nunca fez. E tem mais, como revista consciente do público que tem, é muito bom que a Runner´s abra sua "cozinha"!!!
Fernando Meneses - Teresina/PI (31/01/2010 @ 12:36)
Sérgio, Nós temos a mania de querer que os demais pensem de forma parecida com a nossa. Tá errado!? Acho ótimo quando vejo comentários que jamais passariam por minha cabeça. Daí a imperatividade da revista abordar temas o mais diversos possível, desde que relacionados com o mundo da corrida. Particularmente, também não sou atraído por reportagens sobre emagrecimento. No meu caso, luto para não eliminar mais nenhum quilo. A propósito, gosto mais de matérias relacionadas à melhora da performance. Sonho em baixar míseros 2min nos 10Km.
Sérgio Xavier - Runner`s (30/01/2010 @ 22:34)
Dois amigos meus jornalistas me chamaram de "suicida profissional". Para eles, jornalismo é como cozinha chinesa. Sirva o pato laqueado para o freguês, jamais deixe o cliente entrar na cozinha. Eles se referem a discussão da capa e essa agora da obesidade. Segundo eles, abro demais nossa cozinha. Talvez. Mas se fosse freguês gostaria de pelo menos um vidro para espiar a lavagem das panelas. O vidro está aberto, visite nossa cozinha...
Rodrigo Fonseca - Rio (30/01/2010 @ 20:53)
Sérgio, não paro de me impressionar com a qualidade dos comentários e comentaristas aqui do seu blog... se você tentar comentar depois de 20 posts, já era! é muito difícil agregar algo realmente diferente. Nota 10 pros posts dos Marcelos: o Assunção ("cultivar a tolerância") e o Terraza (a revista nos torna especialistas naquilo que mais gostamos)... e desculpas por tentar roubar a sua "boquinha" de moderador. Abraços a todos.
Saulo - Goiânia (30/01/2010 @ 20:01)
Oi, Sérgio. Puxa vida, finalmente consegui visualizar os comentários e deixar aqui minha manifestação. Como lhe disse, há cerca de um mês não conseguia fazê-lo, por problemas prováveis com o servidor. Quanto ao tema do post, creio que o tema "emagrecimento" é indissociável dos temas "saúde" e "qualidade de vida". Como a corrida é um esporte que proporciona exatamente tais benefícios, não é possível simplesmente ignorar o tema "emagrecimento". Nenhuma das matérias que trataram do tema tem conteúdo sensacionalista, em minha opinião. Em um país como o nosso, em que a população caminha para a obesidade (tal como já ocorreu nos EUA), tratar do assunto em tela nunca é demais. E isso tem sido feito com responsabilidade pela Runner's. Continue nessa linha. Aquele abraço.
Paulo F Figueiredo - São Paulo/SP (30/01/2010 @ 12:26)
Sérgio, meu lema é vamos comendo para continuar sempre correndo. Quem não gosta de pizza, churrasco, doce, vinhos, etc. Comer sem culpa hoje, sabendo que vamos treinar no dia seguinte e queimar os excessos da noite anterior.Nem sempre essa fórmula funciona.Necessitamos sim evitar os exageros. Mas como bons corredores que somos, queremos sempre melhorar nossa performance e perder alguns quilinhos. O importante é não parar e jamais desanimar. E por falar em perder peso, pena que não teremos o Gordo amanhã no Pacaembu...tudo bem, os magrinhos vão dar conta do recado...abraços
Diogo - Rio de Janeiro (29/01/2010 @ 22:56)
Para alguns pode parecer sensacionalista, para outros não. Impossível agradar a todos os tipos de corredores. Mas vale lembrar que são apenas "manchetes" das reportagens e o que mais importa é o conteúdo da matéria. E nisso, convenhamos, a RW vem dando show. Abraços.
Sérgio Xavier - Runner`s (29/01/2010 @ 21:40)
Savioli, apareça mais por aqui...
André Savioli - Santo André (29/01/2010 @ 20:45)
Uma revista, um jornal e qualquer meio de comunicação sobrevive claro de suas vendas e suas propagandas e a maneira com que é mostrada a matéria de capa "Hora de secar - derreta 5 kg em dois meses", não tem nada de apelativo e sensacionalista na minha opinião. Muitas pessoas hoje, corredores amadores como alguns de nós com certeza pode ter começado a vida esportiva através de uma pequena frase como essa e hoje sabemos que é totalmente factível emagrecer 5 kg em até menos tempo (com saúde). Runner's continuem a escrever matérias que despertem isso nas pessoas, um empurrãozinho sempre é bom, porém nunca se esqueçam de nós atletas trabalhadores que precisamos de vcs para termos saúde da cabeça com boas matérias e do corpo também. "A propaganda é a alma do negócio" sim !!! Um grande abraço a todos.
Tadeu Góes - Sorocaba-SP (29/01/2010 @ 20:35)
Tomara que não vire uma "Boa Forma" da vida que no começo era dedicada a isso e depois virou quase só de dietas/dicas prá mulheres.Passo batido nessas de dieta, já que tenho corpo de bailarino espanhol. kkkkkkkkkkk
Morra de inveja Augusto!!! KKKKKKKKKKKKKK
Sérgio Xavier - Runner's (29/01/2010 @ 19:33)
Como sempre tento fazer nesses posts mais polêmicos, deixo o barco correr para tentar não influenciar no debate. Na qualidade agora de comentarista do post e dos comentários, me manifesto.
Não acho que tenhamos feito qualquer capa sensacionalista. Nenhuma. Sensacionalismo é exagerar em um fato, explorar imagens ou fatos fortes. Nessa abordagem jornalística, talvez o material com mais apelo sensacionalista foi a reportagem do Lelo. E é claro que não acho isso, considerei uma reportagem emocionante, nada mais.
A questão para mim vai mais pela recorrência do tema. Fazemos o possível para buscar maneiras diferentes, criativas e divertidas de tratar a perda de peso. Espero que estejamos conseguindo. E o fato de ter uma matéria de forma física não avança no espaço das reportagens de treino, estudos científicos, histórias humanas e etc.
Luciano Costa Figueira - Santos (29/01/2010 @ 17:20)
Já que o assunto é balança, lá vai meu "causo": quando comecei a praticar novamente atividade física, na metade de 2009, necessitava emagrecer bastante, pois além de mais pesado (10 kgs acima do peso máximo aceitável) estava com alguns problemas como níveis altos de triglicérides, por exemplo. Com um acompanhamento de uma nutricionista (confesso que nos últimos dois meses dei uma relaxada neste ítem) eu consegui eliminar estes 10 kgs extras, sendo que 5 foram apenas em um só mês (reeducação alimentar existe e tem poder, posso confirmar). Além da alimentação ter sido controlada (e ser a cada dia uma batalha sem fim para não descontrolar tanto assim) e da atividade física (corrida, musculação, spinning) ter sido introduzida na minha vida, resolvi seguir um conselho de uma psicóloga amiga: não pensar que perdi XXX kgs, mas sim ELIMINEI XXX kgs. Quem perde, pode um dia querer achar o que perdeu novamente...quem elimina, não quer encontrar nunca mais...rs..
Abs, Luciano.
Sergio Melo - Rio de Janeiro (29/01/2010 @ 17:04)
Faz um ano que perdi 8 kg (em 5 meses) e tenho me mantido com esse peso desde então. Para melhorar minha performance, seria ideal perder uns 3 kg de gordura, o que pretendo fazer mais para frente. Não fiz nenhuma dieta milagrosa, apenas reeducação e mais a corrida. Estas reportagens realmente em nada me atraem. Concordo, entretanto, que é o preço que temos a pagar para que a revista possa atingir um público mais diversificado. E isso é interessante para nós, pois garante a continuidade da publicação.
Felipe Carino - Niterói - RJ (29/01/2010 @ 15:56)
Como médico e corredor, meus parabéns aos ex-gordinhos pelos relatos incríveis. Quem corre maratona abaixo de 3h pode ganhar matéria na Runner´s, mas é esse pessoal que merece mais aplausos na minha opinião. Os filhos e netos agradecem...
Guilherme Marques - São Paulo (29/01/2010 @ 15:42)
Bom, não sei de "dieta" milagrosa existe. Mas vou relatar aqui uma experiência pessoal pra lá de jornalística. Comecei a correr em Junho/08. Pesava 87 kilos, sedentário, colesterol alto, glicemia alterada, enfim, tudo pra morrer cedo! Lá fui eu começar a correr com o pessoal do trabalho (tudo certinho, com acompanhamento da assessoria esportiva que temos como benefício para funcionários). No começo não gostava muito...frequência alta mesmo caminhando...fui pegando gosto aos poucos e controlando a alimentação. Ai, depois de 07 meses, o namoro com a corrida virou casamento. Sabem pq? Perdi 27 (vinte e sete) kilos nestes 07 (sete) meses e nunca mais parei de correr desde então. Dos remotos 01h00 para os 10K para os incríveis (pelo menos para mim, mortal) 43min. A meia-maratona para 01h39m....E agora ja começei os treinos para a Maratona de Porto Alegre...Muitos treinos na chuva, no frio do iverno, subidas na Aldeia da Serra...Não existe dieta milagrosa, mas nossa força de vontade sempre da certo!! Serginho, pode conferir a história aqui com o Mario Sérgio hein!!?? Ah, ve se aparece pela USP!! Abraços!!
Gerrit - SP (29/01/2010 @ 14:36)
Carlos (MG), realmente perder 5KG em 2 meses é saudável ( mas somente para quem pode perder ). Perder 10K em 10 dias, só se pegar uma infecção intestinal que não cura. Quem perder 10KG em 10 dias tem que ser internado no hospital e tomar soro na veia ( indpendente do peso inicial ). Levei 2 anos para perder 16KG ( de 84 para 68 ), e já levei bronca de nutricionista ( mandou engordar, agora estou com 70 ). Se eu perder mais 5KG eu "morro", simples assim.
Marcelo Terraza - Brasilia (29/01/2010 @ 13:40)
Bacana Mel! Seu comentario foi muito bom, me identifiquei com ele e acho q vc foi bem acertiva. Gostei do final "...a ponto de cada um de nós se tornar expert em nutrição." O q eh legal tambem, pois nos vemos conversando com amigos com certa desenvoltura no assunto e a galera fica meio impressionada com nosso conhecimento no assunto .. .hahahah ... realmente a revista está dando certo. Confesso q sou um leitor da RW q começa na capa e só termina na ultima pagina, leio sempre inteira, nunca fiz isso com nenhuma outra revista. E mesmo sendo repetitiva acabamos aprendendo muita coisa por 'osmose' .. heheheh. Abs, m. > keep running, reading and learning.
Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/ - São Paulo (29/01/2010 @ 13:39)
Acho que quase todos sabem o que pode e o que não pode comer, o problema é a CABEÇA. Ela sempre quer mais e as coisas erradas, que são as melhores. Ou alguém aqui vai me dizer que um alface é melhor do que uma caixa de Amandita? Claro que queremos sempre AMardita, mas saber controlar essa vontade e trocá-la pelo alface é o ponto chave de qualquer dieta. Por isso, eu aconselho a sempre ter um objetivo muito grande e diferente do que você já fez, por que ai, na hora de olhar a Amandita, você vai pensar "essa caixa são 5 minutos na minha maratona, cadê o alface?"
Leo Mesquita - http://vivoparacorrer.blogspot.com - Belo Horizonte - Belo Horizonte (29/01/2010 @ 13:23)
Bom, estou chagando agora do meu almoço. Serei obrigado a dizer que comi uma maravilhosa feijoada. Amanhã farei um longuinho na Pampulha. Ou seja, jogo de soma zero. Quanto à capa...5 kg em 2 meses?!?! Nada exagerado!
Mel Cerri - São Paulo (29/01/2010 @ 13:17)
Legal ter tocado neste tema Sérgio. Eu, apesar de não me considerar paranoica (como pizza e tomo cerveja como os mortais desse blog), sempre quero emagrecer. Mas acho que caí no balaio de que o Gerrit falou, daqueles que não tem mais muito peso pra perder e para quem as dietas tem uma eficácia menor, até funcionam mas de maneira muito lenta. Não comecei a assinar a revista por causa do apelo estético da corrida e sim pela questão técnica, mecânica e motivacional, mas admito que ficava contente quando, no começo, via matérias relacionadas à perda de peso. No entanto - e aqui vai a minha única crítica - depois de muitas edições, a gente vê que fundamentalmente, muito pouco muda de uma dieta para a outra. Sempre caímos nos alimentos integrais, frutas, legumes e verduras, peixes (baixas calorias e antioxidantes), pouca carne vermelha, gordura do bem (azeite, castanhas, etc...) e por aí vai. Eu entendo que para o comprador ocasional da revista essas matérias tem apelo, mas para os assinantes, elas se tornam extremamente repetitivas, a ponto de cada um de nós se tornar expert em nutrição.
carlos - MG - juiz de fora (29/01/2010 @ 12:35)
Nao achei a capa tão sensacionalista, pra falar a verdade. Não se trata de uma matéria maluca ou exagerada. Falava em 5 kilos em 2 meses, o que representa uma perda saudável.
Ademais, a revista não é pra atletas de alto nível apenas. Ela tem um direcionamento múltiplo. Tanto que fala de lesões e treinamentos de iniciantes e avançados.
São dicas, impressões e análises para todo tipo de entusiasta da corrida: amadores, experientes, profissionais, curiosos. Sem drama, né? rsrs.
Quando eu encontrar uma reportagem com o titulo "derreta 10 kilos em 10 dias", aí eu desisto. Mas tá longe de sair isso na Runners.
Abraços.
Ricardo Macedo - Sumaré-SP (29/01/2010 @ 12:22)
Sérgio, resolvi escolher este post para ser o primeiro a comentar em 2010. Prometo que opinarei mais frequentemente este ano. Tenho cadastrado o RSS do BLog e leio todos os posts, sem exceção, mas muitas vezes acabo não comentando.
Neste caso, acho interessante, pois me enquadro dentro do perfil daqueles que correm para perder peso.
Tenho todas as edições da RW e tem me ajudado muito. Perdi 10 kg ano passado e pretendo perder mais 10 este ano. Acho que a revista é bem completa e as matérias, mesmo que direcionando para perda de peso, tratam também de como o exercicio auxilia e uma nutrição correta também.
Acho que a revista em si tem espaço bem divido para todos os assuntos e agrada aos diversos publicos. Isso fica claro na seção cartas e no Blog aqui também.
O que o leitor nosso amigo pode ter questionado é de estar usando sempre isso na chamada de capa, mas essa questão é editorial e comercial.
Não tenho do que reclamar.
Abraços
Fábio Melo - Piracicaba (29/01/2010 @ 12:02)
Vou chover no molhado (aliás, no estado de São Paulo, é só o que São Pedro tem feito ultimamente), mas pelo que tem uma galera dizendo, é simples assim: Que corre e conhece a revista não gosta das capas sensacionalistas mas compra porque conhece e gosta do conteúdo. Quem ou não corre e/ou ainda não conhece a revista compra por causa da capa e, depois, se torna o sujeito que compra pelo conteúdo e ignora as capas sensacionalistas. Acho que é isso mesmo e, apesar da dramaticidade de algumas capas ("hora de secar"), quando se vê a matéria percebe-se que não tem milagre para perder gordura com saúde. Resumindo, acho que vamo ter de conviver com esse dilema. Abs.
Yeda - São Paulo (29/01/2010 @ 11:49)
Sergio, após as últimas edições eu pensei em fazer exatamente a mesma crítica do William. Simplesmente destesto este tipo de reportagem, porque procuro por reportagens para ter uma vida equilibrada e saudável e não buscar um corpo sarado a custa da saúde.
E eu sei bem a diferença entre estes dois estilos, pois sou ex-anorexica e encontrei na corrida uma maneira de me manter saudável. Faço esforço diário para dizer que meu corpo está bem e se não me alimentar direito não vou conseguir correr, algo que simplesmente amo fazer. E reportagens com dietas milagrosas e apelos para deixar corpos sarados não ajudam em nada esta luta diária.
Marcelo Assunção - Rio de Janeiro (29/01/2010 @ 11:21)
Boa discussão! O grande problema da RW é ter que atender a todas as "tribos" de corredores - aos corredores competitivos, aos corredores iniciantes, aos corredores dinossauros (como eu), aos corredores ocasionais, aos quase corredores... Nos EUA, há uma outra revista da mesma editora, somente para os competitivos e dinossauros, a Running Times (tinha havido também a The Runnner, com esse mesmo perfil, nos anos 80). Assim, a RW norte-americana pode fazer capas com manchetes com mais apelo, e sem causar muito alvoroço. Como não temos essa sorte aqui no Brasil, só nos resta cultivar a tolerância. E, de vez em quando, ler umas reportagens dedicada às outras "tribos" - muitas vezes, elas são melhores do que a gente pensa!
Gerrit - SP (29/01/2010 @ 11:14)
Hehehe ... vc é engraçado Sérgio. Fala que 'promete que não vai ter discussão desta vez ...' sabendo que já vai rolar pelo menos uns 45 respostas em 1 dia! Sempre penso assim: Primeiramente, para perder os X kg em N dias, você tem que ter sobra para perder. A pessoa que acha que está gorda mas não está, vai se frustrar. Antes de começar correr, sempre me preocupei em comer de forma equilibrada, filé de frango, peixe, legumes, frutas, um prato bem colorido como os nutricionistas recomendam. Mas nada de perder peso. Somente consegui com atividade fisica mesmo. Cada um é cada um, mas eu pessoalmente não consigo ficar sem pizza, cerveja ( moderada ) quando o resto da turma está comendo. Ok, não precisa engolir 8 pedaços de pizza, 3 basta. Uma grande vantagem de correr, é que mesmo estando com fome, você não come demais, para não estar de barriga cheia na hora de treinar. Por isto, acho que muitas vezes estas reportagens de 'perca X kg em N dias' valem para poucas pessoas. Cada um tem o eu corpo, seu estilo de vida, a sua atividade fisisca e assim vai. O que importa, é a pessoa juntar as informações de varias fontes, aplicar ( com ajuda de nutricionista? ) para a própria ( estilo de ) vida. No fim, para emagrecer tem que queimar mas do que ingere, e preferencialmente de forma constante e devagar. Comeu uma pizza inteira? So what? Seu longão no fim de semana vai queimar tudo isto. É só não repetir esta gula no dia seguinte novamente, e é só não pular o longão.
Mauricio Oliveira Lyra - São Paulo (29/01/2010 @ 11:01)
Eia aqui uma prova viva de como a corrida mudou profundamente o estilo de vida. Não foi propriamente com a revista que comecei, mas com certeza ela ajudou muito. Sou assinante desde dez/08 e já perdi 34kg! Tinha 22 anos qdo comecei, 1,70m e 100kg! Hj 24 anos, os mesmos 1,70m e 70kg!
Hoje balanceio alimentação, treino, descanso tudo certinho e grande parte do meu conhecimento se deu por essas reportagens. Concordo com o Morgado que diz que nem todas as edições estarão do meu gosto, mas sempre tem algo a acrescentar! Sou apaixonado por reportagens sobre fisiologia, mas nem sempre vem!
O Marcelo está certo, deve haver um equilíbrio nas matérias!
Abs
Felipe Carino - Niteroi, RJ (29/01/2010 @ 10:28)
Ao ler a crítica do William pensei: concordo com tudo que ele falou! Na fila do supermercado fico olhando com ojeriza pra essas revistas que falam "perca 10 kg em 5 dias", "perca peso com a dieta da linhaça", etc. Estaria a Runner's incluida nesse grupo? Antes de falar besteira, consultei 7 edições que encontrei por aqui e só achei exagerada uma, que dizia "a dieta que seca, derreta a pança". Portanto, enquanto não houver promessa de milagre, não me incomodam as chamadas da capa - mas essas são matérias que nem leio, se querem saber. Acho que de forma geral a revista não está errando no tom.
Paulo - Campinas (29/01/2010 @ 10:26)
Bom dia pessoal. Venho acompanhando também a onda dessas reportagens mas vejo clara diferença entre elas e as "milagrosas" que aparecem por aí. As chamadas da Runners são pra vender, e as dietas são fortemente baseadas em EXERCÍCIOS diferente das milagrosas em que geralmente os exercícios são opcionais.
Em geral são dietas sustentáveis, com prazo adequado pra perda de peso, então não vejo mal nenhum nessas publicações.
Agora nós super-amantes-da-corrida não podemos fechar os olhos para quem está começando no esporte, 95% dos casos por motivos estéticos. Esse mercado existe e revista está explorando.
Abraços
Augusto - www.vamoscorrendo.com.br - Piracicaba - SP (29/01/2010 @ 10:19)
Sérgio, mesmo estando no time dos que brigam para perder vários Kg, não me sinto atraído por este tipo de matéria, algumas delas nem li, pois acho que são informações que todo "barrigudinho" já sabe. Principalmente quando o anúncio é de perda rápida de peso, que como sabemos, não vale a pena pois volta novamente, além de perder muito mais do que gordura. Minha esposa assina a Boa Forma e sinceramente, acho um risco muito grande à saúde publicações como aquela, com matérias tipo "perca 7 kg em uma semana!" ou "a incrível dieta das folhas".
Mas como disse o Morgado em seu comentário, a revista não tem como agradar a todos com todas as matérias, portanto, se tem um bom feedback de leitores que seguem estas matérias, tem mais é que seguir nesse caminho também.
Morgado - São Paulo (29/01/2010 @ 09:54)
Sérgio, eu também não me sinto tão atraído pelas matérias de emagrecimento. Felizmente não tenho problemas pra controlar o meu peso. Mas, ao mesmo tempo, sei que nem toda edição da revista virá 100% direcionada para as minhas necessidades. O público é grande e muito variado, como você já apontou, Sérgio. São muitos gostos pra agradar. Aguardei um tempo pra assinar pra acompanhar a evolução da revista e ver se ela traz, na maioria das vezes, reportagens que me interessam. Estou ciente que alguns temas são recorrentes, mas no geral estou satisfeito sim. Abs.
Aluska Andrade - Macaíba RN (29/01/2010 @ 09:52)
Gostei Sérgio tanto da crítica do leitor como da sua resposta. Na realidade o que acontece é que a grande maioria das pessoas que começam a correr são atraídas pela possibilidade de emagrecerem. Comigo foi assim estava começando a ficar gordinha e resolvi fazer caminhada, via uns caras correndo e deu vontade de correr, começei e gostei do resultado, em pouco tempo perdi muitos quilos e fiquei magra. Até hoje a corrida me mantém em forma. Acontece que por outro lado vem a questão alimentar, só consegui ficar magra porque começei a fazer uma reeducação alimentar junto com a corrida, o efeito foi imediato. o problema é que as pessoas não querem seguir uma alimentação balanceada e ver o resultado daqui a seis meses, querem ver resultado logo, imediatamente. Se você não se alimenta direito põe todo o seu esforço da corrida no lixo. Já pensou correr uma hora e chegar em casa e se fartar de comidas altamente calóricas,se você perde 900 colorias correndo, depois ganha, 1000 colorias em casa, assim não tem corrida que dê jeito. Acho que o intuito das revistas é chamar a atenção do leitor por essa parte, porque a maioria só se atrai em comprar a revista com esse tipo de apelo da mídia. Ningúem vai comprar uma revista que diz " emagreça em seis meses".
Marcelo Terraza - Brasilia (29/01/2010 @ 09:49)
Grande Sérgio, esse post vai dar o q falar, isso é sempre bom. De certa forma acho q os dois tem razão, o William quer uma revista com mais dicas 'técnicas' para quem já corre e treina com vontade de ver evolução no que faz, meu caso. A sua resposta é super válida, com a preocupação com os 'não-corredores' que podem ser fisgados por metas pessoais bem especificas. Não esquecendo que ao fisgar, ou manter um corredor pela revista, os assuntos técnicos, planilhas, variedade de treinamentos, pesquisas no assunto 'corrida', dicas de postura e exercicios, são matérias que vão dar continuidade a ambos os 'atletas', ou seja, acho q tem q haver um equilíbrio entre os dois, mas minha tendência é pensar que fisgar a galera 'corredora' tambem é bacana. Pois realmente as vezes acho a mesma coisa que o William, um pouco de excesso na obesidade. Abs, m. > keep running