Eu odeio o (piiiiiii)

      Tive que fazer um título em código. O pessoal do site, meu chefes, os donos da Abril, ninguém pode saber o significado do (piiiiii). Eu precisava enrolar um pouco mais na linha anterior, até gastar 140 toques e cansar quem não consegue passar disso. Pronto, acho que consegui. Agora posso falar, despistei o pessoal: "Eu odeio o Twitter". Com todas as forças, mas não posso falar alto. A firma aposta nele, a revista e até o Renatão tem o seu. Se algum chefe ler isso pode até dar justa causa. Mas como esse pessoal se acostumou a não passar dos 140 toques, acho que ficaram pelo caminho.
 
      Assim como não saio de casa para correr dois quilômetros, não ligo o computador para batucar 140 toques. Preciso valorizar o esforço que minha mãe investiu na minha infância tentando (e conseguindo) me convencer a devorar tudo do Erico Verissimo. Outro dia li uma frase atribuída ao escritor José Saramago: "Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido”. Deixei o "reflectem" com o "c" no meio, um jeito dessa frase ficar com gosto de pastel de santa clara.
 
      A frase do Saramago é divertida, mas considero o assunto mais sério. Não acho razoável ninguém seguir ninguém. Na minha opinião, a internet, os sites, os blogs são uma excelente oportunidade para exercitar e democratizar o raciocínio. E salvo frases tão geniais quanto raras, 140 toques não dão para comprar um pãozinho francês. Com todo o respeito a quem quer que seja, ninguém é tão interessante que mereça ser seguido. Há um cheiro de big brother no ar com suas dezenas de câmeras espionando sabe-se-lá o que.
 
      Aceito qualquer crítica. Mas quem quiser discordar precisa deixar o comentário em 140 toques, por favor.

37 Comentários:
Sérgio Xavier - Runner's (29/08/2009 @ 22:11)
Valeu, Mara. O Zé veio do Recife para correr a meia da Corpore. Está no meu caderninho de motivações. Mas volto a dizer. Respeito quem gosta do bichinho. Só não vibro com ele...
Mara - RJ (29/08/2009 @ 20:27)
Sou jornalista, trabalho em site e, na minha Redação, falar mal do twitter dá justa causa também. Você não sabe como ler seu post foi redentor. Ele já foi devidamente encaminhado para outros colegas que também fazem parte dessa turma que, hoje, não ousa dizer seu nome. O que me consola é pensar o que será desse microblog dentro de algum tempo... Será que tem fôlego de maratonista? Duvido muito! Em tempo: queria dizer que sou uma leitora de banca, não corro nada (até queria! Mas tenho medo de lesões. Já tive várias por motivos diversos), mas ler a Runner's me motiva a me exercitar de outras formas e a investir na minha alimentação. Gosto muito quando vocês fazem perfis de corredores. Adorei aquele textinho curto, sobre o vendedor de picolé sei lá de onde que investiu uma grana para correr em São Paulo (desculpe, estou com preguiça de pegar a revista para checar). Sempre me recordo da frase final: "naquelas manhãs preguiçosas, lembre-se de fulano, que vendeu cinco mil picolés só pelo prazer de correr!". Pois é, me lembro sempre dele e de várias outras histórias que vocês já contaram. Desculpe pelo comentário imenso! Acho que agora já deu para entender por que eu não curto o twitter, né? :)
Mara - RJ (29/08/2009 @ 20:27)
Sou jornalista, trabalho em site e, na minha Redação, falar mal do twitter dá justa causa também. Você não sabe como ler seu post foi redentor. Ele já foi devidamente encaminhado para outros colegas que também fazem parte dessa turma que, hoje, não ousa dizer seu nome. O que me consola é pensar o que será desse microblog dentro de algum tempo... Será que tem fôlego de maratonista? Duvido muito! Em tempo: queria dizer que sou uma leitora de banca, não corro nada (até queria! Mas tenho medo de lesões. Já tive várias por motivos diversos), mas ler a Runner's me motiva a me exercitar de outras formas e a investir na minha alimentação. Gosto muito quando vocês fazem perfis de corredores. Adorei aquele textinho curto, sobre o vendedor de picolé sei lá de onde que investiu uma grana para correr em São Paulo (desculpe, estou com preguiça de pegar a revista para checar). Sempre me recordo da frase final: "naquelas manhãs preguiçosas, lembre-se de fulano, que vendeu cinco mil picolés só pelo prazer de correr!". Pois é, me lembro sempre dele e de várias outras histórias que vocês já contaram. Desculpe pelo comentário imenso! Acho que agora já deu para entender por que eu não curto o twitter, né? :)
Gabi - Florianopolis (29/08/2009 @ 10:34)
A notícia da morte do Michael Jackson se espalhou pelo mundo atravez do twitter, antes de chegar aos jornais online. E durante os protestos no Irã o twitter era a única fonte de notícias, desbancando até a CNN. (REVISTA SUPER INTERESSANTE - agosto 2009) Depende de quem está atrás da tela do computador.
Gabriela - Florianopolis - Florianopolis (29/08/2009 @ 10:34)
A notícia da morte do Michael Jackson se espalhou pelo mundo atravez do twitter, antes de chegar aos jornais online. E durante os protestos no Irã o twitter era a única fonte de notícias, desbancando até a CNN. (REVISTA SUPER INTERESSANTE - agosto 2009) Depende de quem está atrás da tela do computador.
Gabriela - Florianopolis (29/08/2009 @ 10:33)
A notícia da morte do Michael Jackson se espalhou pelo mundo atravez do twitter, antes de chegar aos jornais online. E durante os protestos no Irã o twitter era a única fonte de notícias, desbancando até a CNN. (REVISTA SUPER INTERESSANTE - agosto 2009) Depende de quem está atrás da tela do computador.
Augusto - www.vamoscorrendo.com.br - Piracicaba - SP (25/08/2009 @ 08:45)
Sérgio, hoje é meu aniversário e pra completar a festa dá uma passada lá no meu blog! Acho que a minha história pode servir de inspiração pra quem estiver na mesma situação que eu estava há um ano. E vamos correndo!
Sérgio Xavier - Runner`s (24/08/2009 @ 22:18)
Só lembrando que esse pode ser meu útimo post. O pessoal aqui da Abril gosta bastante do bichano... Tomara que o patrão tenha algum senso de humor. Mas falando sério, me incomodo pela brevidade da comunicação. E me incomodo mais ainda com o espírito big brother da maioria dos twitters de sucesso. Sempre acho que nossas vidas são sempre mais interessantes que as dos outros. E parabéns, Hirlane, completar uma distância nova é emoção pra não botar defeito. Sempre parece que não vai dar certo.
Felipe Carino - Niteroi, RJ - Niteroi, RJ - Niteroi, RJ (24/08/2009 @ 21:14)
Eu tenho ojeriza pelo Twitter (e ainda sobraram 111 caracteres...)
Felipe Carino - Niteroi, RJ (24/08/2009 @ 21:06)
Eu tenho ojeriza pelo Twitter (e ainda sobraram 111 caracteres...)
Felipe Vianna - Rio de Janeiro (24/08/2009 @ 19:40)
Fala Sérgio!!! Segue um cartoon pra ilustrar o post. Abs, http://comunicadores.info/wp-content/uploads/2009/08/evolution_of_commun ication_twitter.jpg
Felipe Vianna - Rio de Janeiro (24/08/2009 @ 19:36)
Fala Sérgio!!! Fiz o Twitter a pouco tempo e acho legal. Dependendo da forma como cada um usa, pode ser legal seguir. Pra contar seus treinos por exemplo: "Fiz 10 Km hj em 50 min, to na ponta dos cascos pra próxima prova!". Coisas desse tipo. Pra quem gosta, mas não tem tempo e paciência de criar e manter um blog, eu acho uma boa. Abs,
Marcos Mangin - Rio de Janeiro (24/08/2009 @ 19:10)
O twitter veio com uma proposta de ser exatamente "curto e grosso", sem direto. Ele é uma ferrameta para ser usada por celular basicamente, não falo em smartphone, e sim celular mesmo. Logo é feito para passar recados curtos e rápidos. O que acontencem é que tem gente que quer usar como blog, ai não dá mesmo. O lance que o twitter se difundiu demais num nicho que não era pra ser o dele, está na moda. Por exemplo, o Luxemburgo postou no twitter dele a sua demissão pelo palmeiras assim que recebeu a notícia. Se torna um meio rápido e ágil de relacionamento com o público. O que não da é acompanhar o twitter da tia avó dizendo: "comprei uma dúzia de óvos, estava em promoção.", "acabo de levar o joãozinho na escola.". rs
Hirlane Cruz - Salvador/BA (24/08/2009 @ 16:36)
Ahhh....tem um [piiiii] q eu adorei...o barulhinho do chip quando cruza á linha de chegada...aquele "piiii" eu não conhecia...kkkkkk.... :)
hirlane.cruz@hotmail.com - Salvador/BA (24/08/2009 @ 16:29)
Sérgio, depois daquele post q tu colocou todo mundo p/ falar...eu quero comentar até do q não sei..só p/ participar...(risos). Bem, ah...o Twitter...bem, não sei nada dele! Na esperança de entender +/- do q se tratava, fui ler os comentários...e continuei sem entender...risos...Calma, não sou um extra terrestre, já ouvi falar +/- como funciona (risos). Bem, vim só dizer q hj é meu aniversário e que me dei um presente ontem..participei da minha primeira prova[10km], adorei a galera, adorei o clima..adorei até o sol que queimava meu couro e derretia meu cerebro a cada km...Meu Deus, agora fiquei preocupada...passei dos 140 toques????(:S)...pelo twitter espero q não, se não ele terá um curtipiu...Já Sérgio...acho q esse me libera...kkkk...Abraços! :)
Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/ - Sao Paulo (24/08/2009 @ 16:27)
Eu gosto da ideia do twitter. Mas tem q ser simples e eficiente. Estamos tendo uma evolução sadia. Quando eu era pequeno, quase ninguém escrevia. Com a internet, os blogs se espalharam e trouxeram os hábitos da leitura e de escrever suas opiniões (boas ou ruins) A galera voltou a escrever. O twitter, bem utilizado, faz todo mundo escrever. Mas o conceito é o mesmo, melhor um longão de 20km ou 10 tiros curtos de 140 toques? Com qualidade e bom conteúdo os dois são importantes, se complementam! Araka!
Rodrigo Stulzer - Transpirando.com - Curitiba (24/08/2009 @ 15:51)
Dizem que o Twitter vai matar os blogs que vão matar as revistas, que iriam matar os livros, que nunca matou ninguém. Cada um tem o seu foco
Rodrigo Stulzer - Transpirando.com - Curitiba (24/08/2009 @ 15:50)
Dizem que o Twitter vai matar os blogs que vão matar as revistas, que iriam matar os livros, que nunca matou ninguém. Cada um tem o seu foco
Marco-correrdepoisdos45.blogspot.com - São Paulo (24/08/2009 @ 15:33)
Oi Sergio, Uma vez numa roda de amigos, perguntei a todos a quem eles pediriam um autógrafo pelo mundo. Descobri que eu teria no máximo duas pessoas a quem pedir. O twitter é igual. Algumas pessoas tem notícias interessantes, mas 24hs por dia? Não dá . Um abraço
Marco-correrdepoisdos45.blogspot.com - São Paulo (24/08/2009 @ 15:33)
Oi Sergio, Uma vez numa roda de amigos, perguntei a todos a quem eles pediriam um autógrafo pelo mundo. Descobri que eu teria no máximo duas pessoas a quem pedir. O twitter é igual. Algumas pessoas tem notícias interessantes, mas 24hs por dia? Não dá . Um abraço
Felipe Luis Matos - Brasilia (24/08/2009 @ 14:41)
Não conheço nada do twitter, ja ouvi falar bastante mas não me interesso nem um pouco por isso, acho uma besteira gigante. E ainda é limitado a 140 toques??? To fora total.. Imagina se no nosso esporte ouvesse um limite desses talvez feras como Usain Bolt e Haile Gebrelassie não existissem..So voltando um pouco ao post sobre a ciencia e o limite do ser humano.
Felipe Luis Matos - Brasilia (24/08/2009 @ 14:41)
Não conheço nada do twitter, ja ouvi falar bastante mas não me interesso nem um pouco por isso, acho uma besteira gigante. E ainda é limitado a 140 toques??? To fora total.. Imagina se no nosso esporte ouvesse um limite desses talvez feras como Usain Bolt e Haile Gebrelassie não existissem..So voltando um pouco ao post sobre a ciencia e o limite do ser humano.
Saulo - Gurupi - TO (24/08/2009 @ 14:06)
Onde se lê: "ainda que utilize os respectivos recursos", leia-se: "ainda que NÃO utilize os respectivos recursos".
Saulo - Gurupi - TO (24/08/2009 @ 14:02)
Conheço o Twitter. Não tenho minha conta e tampouco sigo alguém. Mas também não tenho nada contra. Assim como o blog (e a própria internet), vejo o Twitter como mais um instrumento de democratização da informação. Nos tempos atuais, o acesso à informação é uma forma de politizar a sociedade. Um povo ignorante não tem futuro. Quanto mais informações, melhor é para a comunidade. E quanto maior o número de instrumentos disponíveis para viabilizar esse acesso, melhores condições tem essa sociedade de ser bem sucedida. Nessa matéria, portanto, meu caro Sérgio, vou divergir de seu posicionamento. Ainda que utilize os respectivos recursos: Digo sim à internet; Digo sim ao blog; Digo sim ao Twitter.
Sérgio Xavier - Runner's (24/08/2009 @ 13:17)
"Portanto, vamos exercitar nossos cérebros como longões e não somente com tiros de 140 toques... Abraço". A última frase do Ivan é brilhante e tem só 102 toques. Mas é raridade. De qualquer jeito, gostaria de garantir a integridade física dos tuiteiros que queiram se manifestar aqui. Por favor, aqui o debate é livre...
Marcelo Assunção - http://correndo.ning.com - Rio de Janeiro (24/08/2009 @ 12:21)
Eu já tinha lido a frase do Saramago e adorei. Assim como morri de rir quando li a reportagem sobre James Coleman, o inglês que se tornou a primeira vítima do hábito de correr escrevendo no Twitter, por não olhar por onde andava enquanto corria teclando: confiram em http://vai.la/dpM Tenho uma conta no Twitter, mas ainda não descobri a graça daquilo.
Ivan Rodrigues Martins - Catanduva-SP (24/08/2009 @ 11:57)
(140 toques...) É isso aí Sérgio, realmente há pessoas que acreditam que a simplificação da comunicação interpessoal é um progresso para a comunidade, pelo menos à digital. Entretanto fico triste ao ler, em alguns casos, comentários em que são utilizadas abrevaturas de modo impróprio ou até mesmo inexistentes no vernáculo. Quem leu "1984", uma obra muito rica, de George Orwell, sabe o que falo. Neste livro as pessoas eram vigiadas por câmeras (teletelas) o tempo todo. Tinham suas vidas reguladas por um ente invisível denominado "Big Brother" - o que seria a presonificação do Poder Estatal de Polícia. Uma característica do Sistema IngSoc (Partido único daquele país) era a "novilíngua", ou seja, uma nova língua que simplicava a comunicação dos cidadãos, isso com a finalidade de os "emburrecer", pois quem não consegue articular idéias e passá-las para o papel de maneira ordenada e em conformidade com as regras do vernáculo (lingua oficial de cada país) não terá inteligência para ver as coisas como são (alienação). Portanto, vamos exercitar nossos cérebros como longões e não somente com tiros de 140 toques... Abraço.
Juliano Amaral - Poços De Caldas (24/08/2009 @ 11:22)
Me considero uma pessoa moderna, gosto da internet e sou adepto das novas formas de comunicação, mas realmente eu tenho que concordar com você,a coisa está ficando muito chata. Este twitter é o tipo da coisa boba que é endeusada pelos "papas" da mídia. Eu lá quero saber o que o sujeito tá fazendo a cada cinco minutos?Pode ser que seja util em alguns casos, mas noventa e nove por cento é perda de tempo.
Gerrit - São Paulo (24/08/2009 @ 10:57)
Twitter? Consegui viver 44 anos sem, não sinto nenhuma falta de uma ferramenta assim na minha vida, acho desnecessário que as pessoas usam para ficar avisando o mundo inteiro do que está fazendo. Para passar um recado para alguem, basta uma telefonema, um e-mail ( que também pode ser curto quando você quer ), uma mensagem de texto no celular, ou ( ok, tudo bem ) o próprio twitter. Mas não entendo porque tem gente usando isto de 5 em 5 minutos, só para falar para o mundo que está parado no transito, com fome, e querendo ir ao banheiro.
Bruno D'Angelo - São Paulo (24/08/2009 @ 10:33)
O legal é que a própria frase do Saramago tem pelo mais de 140 caracteres. Corre Português!
Wagner - http://corronarua.blogspot.com - São Paulo - São Paulo (24/08/2009 @ 10:11)
Pois é Sérgio concordo contigo, embora eu tenha me rendido aos 140 caracteres. Como blogueiro de corridas eu sempre achei uma afronta "gastar" um artigo somente para contar como foi meu treino do dia, ou para expressar um sentimento ou pensamento momentâneo. Achei no Twitter um canal bem mais apropriado que o blog para tais assuntos. Agora ficar atualizando o twitter a cada hora, dizendo o que está fazendo é o fim da picada. E vamos correndo... e escrevendo sem economizar caracteres, ou como diria nossos irmãos lusitanos - vamos a correr.... e a escrever. Não sei porque tanto preconceito com o gerúndio. Um grande abraço.
Wagner - http://corronarua.blogspot.com - São Paulo (24/08/2009 @ 10:11)
Pois é Sérgio concordo contigo, embora eu tenha me rendido aos 140 caracteres. Como blogueiro de corridas eu sempre achei uma afronta "gastar" um artigo somente para contar como foi meu treino do dia, ou para expressar um sentimento ou pensamento momentâneo. Achei no Twitter um canal bem mais apropriado que o blog para tais assuntos. Agora ficar atualizando o twitter a cada hora, dizendo o que está fazendo é o fim da picada. E vamos correndo... e escrevendo sem economizar caracteres, ou como diria nossos irmãos lusitanos - vamos a correr.... e a escrever. Não sei porque tanto preconceito com o gerúndio. Um grande abraço.
Ricardo Macedo - Sumaré-SP (24/08/2009 @ 10:00)
Sérgio bom dia. Como tudo, acredito que o Twitter também tem sua funcionalidade e utilidade. Mas para o que você se proprõe no Blog realmente não faz sentido. Faria se fosse quisesse narrar uma corrida sua, um treino ou falar sobre seu dia a dia, por exemplo... Sairia com o celular na mão e iria postando comentarios do tipo: "Passei o KM 2, estou pilhado hoje, vou bater meu tempo...rss" E assim por diante. OU cheguei ao treino na USP, está chovendo muito. COisas do tipo. Foi para isso que o Twitter foi criado. A ideia é você dizer o que está fazendo no momento. Acredito que você deve continuar os esforços no Blog mesmo, eu prefiro. Até porque os leitores teriam que ter muito tempo para ficar seguindo o que todos estão fazendo..... Abraço
Ricardo Macedo - Sumaré-SP (24/08/2009 @ 10:00)
Sérgio bom dia. Como tudo, acredito que o Twitter também tem sua funcionalidade e utilidade. Mas para o que você se proprõe no Blog realmente não faz sentido. Faria se fosse quisesse narrar uma corrida sua, um treino ou falar sobre seu dia a dia, por exemplo... Sairia com o celular na mão e iria postando comentarios do tipo: "Passei o KM 2, estou pilhado hoje, vou bater meu tempo...rss" E assim por diante. OU cheguei ao treino na USP, está chovendo muito. COisas do tipo. Foi para isso que o Twitter foi criado. A ideia é você dizer o que está fazendo no momento. Acredito que você deve continuar os esforços no Blog mesmo, eu prefiro. Até porque os leitores teriam que ter muito tempo para ficar seguindo o que todos estão fazendo..... Abraço
Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/ - São Paulo (24/08/2009 @ 09:16)
Sergio, vou comentar lá no twitter! abs
Augusto - www.vamoscorrendo.com.br - Piracicaba - SP (24/08/2009 @ 08:54)
Sérgio, como diz a minha mãe "isso é o caminho do fim do mundo"...rsrs Abraço... e vamos correndo!
Marcel Pracidelle - São Paulo (24/08/2009 @ 08:33)
Não gosto de twitter, não tenho twitter e nem sei direito como funciona, blog mesmo, só acesso os que tratam assuntos de meu interesse, como corrida, futebol e etc... Nada de ler blog ou twitter para saber que o camarada foi a feira ou a padaria. Continue com seu muito mais de 140 caracteres que continuaremos te seguindo...
publicidade
SobreAutor
Sérgio Xavier Filho tinha 42 anos e achava engraçada a coincidência númerica com os 42 quilômetros da maratona. Perdeu a piada e mais alguns fios de cabelo quando completou 43 anos. Desde novembro de 2008, acumula o comando da Placar e da Runner's World no Brasil. Já correu dezenas de 10 km, várias meias, quatro maratonas e um tantão de provas de revezamento.

Para 2010, promete fazer direitinho musculação e alongamento.
PostsAntigos
África do Sul | Alemanha | Austrália/Nova Zelândia | Espanha | Estados Unidos | França | Holanda/Bélgica | Itália | Polônia | Reino Unido | Suécia