É Hepta II

      Não costumo usar releases de assessorias de imprensa. E evito voltar aos temas que já mencionei. Mas recebi ontem da assessoria da New Balance um release assinado por Renniê Paro bem interessante sobre a vitória do Adriano Bastos. É o Adriano contando a prova, tem a visão dele sobre tudo. Cortei um pouco o texto para não chover demais no molhado. A foto, então vale pelas 439 palavras do texto.

      "Neste domingo, dia 10, aconteceu a 17ª edição da Maratona da Disney, em Orlando na Flórida. Bastos literalmente entrou para a história da prova como o maior vencedor da Maratona da Disney com 7 vitorias, sendo seis consecutivas e agora faltando apenas 3 para atingir sua meta de 10 vitórias.

      Neste ano a largada aconteceu mais cedo do que os anos anteriores, às 5:40hs da manhã, e, de quebra neste ano com um frio de 4 graus negativos, dando a sensação térmica para quem estava correndo de 12 graus negativos. Nesse ano, o atleta teve a pressão e companhia de mais três atletas no grupo lider, um brasilerio e dois americanos. Correram todos juntos ate a milha 11, sempre com Bastos logo atrás na quarta colocação tentando acompanhar o grupo. A partir da milha 11, o americano Jay Lumpkins disparou na frente abrindo uma vantagem de mais de 200m sobre os demais, inclusive sobre Adriano.

      A partir da milha 16, Bastos apertou o ritmo e deixou o segundo americano para trás. Na milha 18, Adriano ultrapassou o americano que liderava. Logo em seguida, na milha 19, foi ultrapassado por Fredison que puxou o ritmo ate a milha 22. Bastos novamente retomou a liderança e finalizou com uma vantagem de 33 segundos sobre Fredison. Bastos cruzou a linha com 2h22min08, seu tempo mais alto ate o momento dentre todas a edições da Disney disputadas.

      "Pela primeira vez sofri a pressão de atletas ao meu lado aqui na Disney. Estava um frio absurdo durante toda a prova, o maior dentre todas as edições desta prova, com isso corri o tempo todo travado com a sensação de musculatura rígida e dolorida", relatou Bastos.

      Adriano cruzou a linha de chegada ovacionado pelo público presente como nunca se viu, o atleta segurava em uma das mãos a bandeira do Brasil e na outra uma bandeira americana que levou o publico a delírio. "Foi uma vitoria sofrida, mas estou muito feliz com este resultado, não tem explicação o que se sente vencendo a mesma prova pela sétima vez, ainda mais aqui que é pura diversão. Tirei um peso das costas, pois sei que correspondi as expectativas de todos que estão aqui comigo e de todos que ficaram na torcida no Brasil e que cada vez mais esperam que eu vença novamente.", contou Bastos.

      Para Adriano, agora vem o seu verdadeiro e merecido descanso, o atleta ficará mais uma semana inteira com sua esposa em Orlando apenas curtindo os parques. Este é o único período do ano em que o atleta fica uma semana inteira sem treinar absolutamente nada, sua única atividade será andar nos parques." Foto: Fernanda Paradizo/Divulgação

23 Comentários:
Gerrit - SP (15/01/2010 @ 10:50)
Também acho que a revista patrocinar uma corrida, somente vale a pena se tiver aberta para todos ( com limite de no maximo 2000 corredores ). Normalmente o que ocorre é que os assinantes ganham desconto. Só deixar participar assinantes vai ser um problema, já que tem que montar a estrutura, fechar ruas e vai ter somente dezenas ou no maximo centenas de corredores ( tem muitos assinantes fora da cidade grande e mesmo os que moram na cidade da corrida, nem sempre tem disponibilidade ). Financeiramente isto não compensa. Ou que pode ser feito talvez é uma corrida informal, por exemplo sabado ou domingo de manhã na USP, encontro de laranjinhas na frente da 3a arvore a partir do bolsão x, para uma corrida ( mais para treino ) informal. A Runners somente forneceria os numeros de peito ... uma forma de identificar quem é quem ( efeito crachá ).
Iberê - SP (15/01/2010 @ 00:10)
Felipe: a única possibilidade de a moda do hepta pegar nos gramados é o TRIcolor ser campeão brasileiro de 2010. Mas é uma rara hipótese em que conquistar o tetra, em dezembro, terá sido muito melhor que conquistar o hepta.
Eduardo - BH (14/01/2010 @ 23:43)
Também acho que não é o caso da revista patrocinar uma corrida específica, entretanto, penso que poderia se associar a alguns organizadores proporcionando aos assinantes descontos nas inscrições, o que, por sinal, fazem outras publicações. É bem verdade que a Runner´s é nova no Brasil, e o que estou sugerindo leva algum tempo, mas é algo a ser pensado. Lancei o assunto que foi discutido (não pensei que fosse "dar pano pra manga") e acabei esquecendo de dar os parabéns ao Adriano pela vitória. Seria ótimo se outros atletas soubessem fazer um marketing tão azeitado. Um abraço.
Felipe Carino - Niteroi, RJ (14/01/2010 @ 21:42)
Hoje cheguei atrasado. 1) Mantimentos pro Haiti: ideia boa, mas se é pra ajudar a tragédia de Angra tá mais perto de nós, na minha opinião. O problema acontece quando os donativos de melhor qualidade ficam vão pra casa de quem está distribuindo e não pros desabrigados, como acontece por aqui... 2) 7x Adriano: Brasil no pódio é sempre bom, mesmo quando não é em nenhuma "major" da vida. 2010 começando com ADRIANO e HEPTA? Se a moda pega nos gramados...
Tadeu Góes - Sorocaba-SP (14/01/2010 @ 20:13)
Corrida só prá assinantes? E prá mim que bato ponto mensalmnte na banca do "barba". Vou então de pipoca? (quisera ter coragem para)
Estela Marcondes - Pinda/São Paulo (14/01/2010 @ 20:03)
Mais um comentário....tinha escrito o meu comentário anterior antes de ler o que o pessoal escreveu! Gerrit, dessa vez não concordo com você; ou melhor, concordo parcialmente! Entendo o que você disse sobre comprar direto "na fonte" e diminuir custos, mas acho que eventos que incentivam as pessoas a fazerem alguma coisa por uma "causa" (ajudar quem precisa/incentivar alguma campanha etc) proporcionam discussão sobre o tema, mobilizam a população etc.....fazendo com que as pessoas se sensibilizem para o fato em questão e "humanizando" o ocorrido! Acho que isso é essencial! Pode ajudar, paulatinamente, a conscientizar a população, a mobilizar para a ajuda ao próximo etc. ^^
Sérgio Xavier - Runner's (14/01/2010 @ 20:02)
Duas perguntas que estão no ar e não respondi. Pensamos com muito carinho em uma corrida, sim. Mas não somos organizadores, somos revisteiros. O plano é fazer uma com patrocinadores para reunir todos, sobretudo os assinante. Só não podemos tomar prejuízo, aí o Lucélio conseguiria seu intento (brincadeira, só para não perder a piada). Sobre vender a camisa, o pessoal aqui queria. Fui radicalmente contra. Acho que deveria ser exclusividade dos assinantes. Vamos ver se venço a queda de braço.
Sérgio Xavier - Runner's (14/01/2010 @ 19:56)
Não só pode, Gerrit, como deve. Corrida é o nosso eixo, só isso. O espaço é livre. Já falei até de filme (aquele "O Equilibrista", para mim, o melhor de 2009) e de twitter. Tenho grandes dúvidas em relação ao Haiti. Solidariedade deve ou não ter fronteiras? Faz sentido ajudarmos quem está quase no outro hemisfério quando alguém está com fome na nossa esquina? Ao mesmo tempo, o mutilado do Haiti é menos importante do que o esfomeado de Barueri? Com toda a sinceridade, não acho que exista resposta para as perguntas. Talvez tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, todos os dias, já seja um excelente começo.
Estela Marcondes - Pinda/São Paulo (14/01/2010 @ 19:38)
Parabéns ao Adriano! Que orgulho um atleta brasileiro vencendo a maratona da Disney com a bandeira do Brasil! Algumas vezes, quando estou treinando na USP, cruzo com o Adriano..... Quando ele faz treino de tiro, o trote regenerativo dele parece praticamente meu ritmo dos 10 km....huahuahuahua Enquanto correr na Disney ainda é um sonho um pouco distante pra mim, fico muitooooo feliz em ler essa reportagem sobre o Adriano! Tomara que a Runners do mês que vem tenha mais notícias sobre isso! =)))))
Paulo F Figueiredo - São Paulo/SP (14/01/2010 @ 18:24)
Sérgio, Corri com o Adriano há alguns anos em uma situação inusitada: Ele ganhou a prova do Centro Histórico da Corpore aqui em SP e fez uma segunda volta de 10K para "soltar". Neste momento ele me ultrapassou e conseguir correr no ritmo "leve" dele.Conversei por alguns instantes. Ele foi muito simpático e prestativo. Essa experiância na Disney é fantástica, uma estratégia pessoal muito bem planejada. Que venha as 10 maratonas. No próximo ano, espero estar com ele nesta prova; o planejamento já começou...abraços
Walter - SBCampo-SP (14/01/2010 @ 16:07)
Grande sacada do Adriano Bastos, descobriu uma prova onde o nível técnico não é dos maiores e ele poderia "nadar de braçada", não dá prêmio em dinheiro mas o retorno por vencer várias vezes consecutivas é maior que um prêmio qualquer. Parabéns ao maratonista.
HELITON LEAL SILVA - Taguatinga - DF (14/01/2010 @ 16:03)
Olá, pessoal... Sem dúvida "Bastos literalmente entrou para a história da Maratona da Disney", prova que eu pretendo correr em breve... Aproveito o espaço para lançar um desafio para o Sérgio: o de organizar uma corrida da Runner's... Ao analisar o calendário de provas para 2010, me veio essa ideia e a seguinte questão: por que a Runners não organiza uma prova de rua específica, com um kit exclusivo para assinantes (ah, eu sou assinante)... Será que ninguém aí na revista não tinha pensado ainda nisso? Qual a real viabilidade desse projeto?
Gerrit - SP (14/01/2010 @ 15:59)
Eduardo, este lugar também serve para os 'seguidores do mestre Sérgio' trocar ideias, pelo menos é isto que as vezes ocorre e o mestre nunca falou que não pode :-) Como expliquei embaixo, em caso de tragédias longe da nossa casa, acho isto muito mais importante: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,e-o-momento-que-pede-a-lideranc a-americana--diz-obama,495634,0.htm . Para nos ajudar os nossos proximos, vamos mandar o kg de arroz e a camiseta para quem dorme na rua perto da nossa casa, e para a criança doente no orfanato.
Eduardo - BH (14/01/2010 @ 15:42)
Não quis de modo algum provocar qualquer discussão ao fazer menção à tragédia do Haiti. Foi apenas uma sugestão. Sei que no Brasil, muitas regiões sofrem com enchentes, seca, miséria e inúmeros problemas, e seria ótimo se todos pudessem ser ajudados. Também sei da corrupção que envolve certo tipo de cooperação. De todo modo, me intrometi no post alusivo ao Adriano e seu hepta sugerindo que um esporte que cresce em número de adeptos possa fazer alguma coisa em favor de um país arrasado e que é o mais pobre das Américas, comparável ao flagelo de alguns países africanos. Portanto, foi só uma ideia, nada mais!!! E mais uma vez peço desculpas por ter fugido do assunto tratado na coluna.
Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/ - São Paulo (14/01/2010 @ 14:25)
Ah outra coisa, quem quiser levar alimentos e roupas para o pessoal de São Luis, o Marcos Paulo (MPR) vai arrecadar na USP (quase na entrada) e no Ibirapuera (marquise). É séo deixar lá! abs
Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/ - São Paulo (14/01/2010 @ 14:23)
Olá a todos os seguidores do Blog. Tenho algumas ideias para ajudar o pessoal de Sao Luiz e Haiti. No final do ano passado, o Anderson e a Paula (que frequentam esse blog) fizeram o TwitterRun, que era juntar um pessoal pra correr em qualquer cidade do Brasil num fim de semana, com uma camiseta especial e depois viram quantas pessoas correram e quantos kms foram percorridos. Acho que poderíamos fazer algo parecido. Podemos fazer uma camiseta (laranja?) e uma taxa de inscrição que será revertida em compras ou doação. Ai, cada um corre em sua cidade num fim de semana usando essa camiseta em solidadariedade aos desabrigados. O que vcs acham?
Carlos - SP (14/01/2010 @ 13:22)
Legal. Se é para ajudar porque não começar por aqui? São Luiz do Paraitinga. Lá também houve uma catástrofe. E a cidade é voltada ao ecoturismo e festas folclóricas do Brasil. Acho muita demagogia e oportunismo falar de Haiti agora. Agora? E o que os organizadores de corrida tem com isso? Você sabe quanto o CET e a FPA cobram? Qual o apoio deles? Vai artás antes. Precisam de ajuda no Haiti, mas aqui também. SLP fica a 200 km de SP. Já que fizeram a 600k porque não a 200k? Faça, não fale! Eu faço. Eu ajudo. Eu tenho ação. Voltando completamente ao post... ...parabéns Adriano mais uma vez. Parabéns mesmo Adri-hepta.
Gerrit - SP (14/01/2010 @ 11:41)
Antes de mais nada, estou impressionado e chocado com o que ocorreu em Haiti. Temos que ajudar sim e sempre. Porém, acho que ajuda humanitária tem que ser feita de forma eficiente. Concordo que arrecadações em natura ou em dinheiro ajudam, mas ( não entendo nada deste assunto ) acho o custo muito alto. Com custo é que quero dizer também a organização e transporte e tempo etc. Eu acho que é muito mais eficiente organizar as ajudas internacionais pelos governos. Mandar 10 toneladas de arroz, remédios, roupas, agua? Demora muito para pegar 1kg de cada vez de cada pessoa que corre ou pedala. É muito mais barato, rápido e eficiente comprar as 10 toneladas na fonte ( fábrica ) e despachar de uma vez só. Por isto, pessoalmente, prefiro ajudar com dinheiro e apoio a ajuda governamental ( não vou entrar na discussão de corrupção dos intermediarios ). Sei que o envolvimento das pessoas desta forma é menor, as pessoas individuais sintam menos que estão ajudando, mas o que vale para as vitimas é que a ajuda chega rápida, e não se o kg de arroz foi arrecadado numa corrida, ou enviado pelo governo. Ajudar pessoalmente sou mais para fazer isto com instituições locais, que o vinculo pessoal é muito maior.
Patricia Leite - São Paulo (14/01/2010 @ 11:34)
Oi gente. Muito boa a sugestão de ajuda as vítimas de catástrofes. Com um slogan do tipo "esporte ajudando a mudar a face da tragédia" - pode até dar uma visibilidade bacana. Marketing bom gera resultados do bem. O trabalho de mestre do Adriano taí.
Marcelo Assunção - Rio de Janeiro (14/01/2010 @ 11:13)
A proposta do Haiti é boa. Também seriam bons os movimentos dos corredores que buscassem ajudar da mesma forma as vítimas das catastróficas chuvas desse verão. Quanto ao tema do post, Adriano, como sempre, é mestre na construção de sua imagem. É difícil não prestar atenção nas fotos dele cruzando as linhas de chegada com essa roupa e esse estilo. Marqueteiro dos bons: constrói sua imagem sem tentar passar a ilusão de que é o melhor do mundo, que é super-craque e coisa e tal - como vemos nos casos de alguns jogadores de futebol por aí. Ele é ele e pronto. E funciona!
Gerrit - SP (14/01/2010 @ 09:50)
Férias? Não sei vocês, mas para mim andar o dia inteiro no parque ( leia-se shopping etc. ) cansa mais as pernas e principalmente os pés que correr 15K :-)
Eduardo - BH (14/01/2010 @ 08:54)
Sérgio, vou fugir completamente do assunto tratado no post, para dizer sobre a catástrofe do Haiti. Milhares de mortos, não se sabendo ainda quantos brasileiros. Acho que o esporte pode de algum modo ajudar, e a corrida de rua, que cresce a olhos vistos, não pode ficar de fora. Quem sabe, nessas primeiras provas do ano, os organizadores pelo Brasil afora possam, p. ex., fazer doações para organismos internacionais de ajuda de parte do que arrecadado com as inscrições, ou converter parcela da arrecadação em cestas de alimentos ou coisa que o valha. Não sei quanto os organizadores de corridas faturam, mas pouco a gente sabe que não é, portanto, nosso esporte também pode ser solidário, não concorda??? A força deste blog e da revista pode, de repente, ser um incentivo a ações do tipo. Abraço e desculpe por fugir do assunto da coluna.
Marcel Pracidelle - São Paulo (14/01/2010 @ 08:40)
Vendo o cabelo dele na foto, eu percebi por que ele sempre corre com uma bandana na cabeça...hahaha.
publicidade
SobreAutor
Sérgio Xavier Filho já correu de tudo. Do cachorro, da mãe que o obrigava a fazer o dever de casa, dos colegas maiores. Depois aprendeu a correr melhor, vieram as meias, seis maratonas e outras provas malucas mundo afora. Aos 45 anos, dirige um núcleo de revistas da Editora Abril que tem Runner’s World, Placar, Quatro Rodas, Viagem e Turismo e Guias Quatro Rodas. Escreveu o "Operação Portuga", comenta na Bandnews FM e dedilha umas coisinhas pelo @sxrunners no Twitter.
PostsAntigos
África do Sul | Alemanha | Austrália/Nova Zelândia | Espanha | Estados Unidos | França | Holanda/Bélgica | Itália | Polônia | Reino Unido | Suécia