Edu é o nosso homem de marketing. Figura animadíssima. Esteve comigo no ano passado em Nova York e Pensilvânia para conhecer a matriz da Runner`s. Acabou se apaixonando pela revista e pelo tema. Lá mesmo, decretou: "Vou começar a correr". E, enquanto trabalhávamos para lançar o número 1 em novembro passado, Edu deu seus primeiros trotes. Pegou a primeira planilha e mandou ver.
O doutor Nélio é o pediatra dos meus filhos. Não o conheço tão bem, mas pelas conversas e fotos penduradas na parede do consultório, é inquieto. Esquia com os filhos e corre. Quando soube disso, puxei assunto e descobri que ele treinava com o Adauto Domingos, o técnico do Marílson dos Santos.
No domingo passado, Edu e o doutor Nélio largaram juntos na meia do Rio. Minha filha Nina estava me esperando na chegada quando observou um grisalho atleta. "Aquele lá não é o Doutor Nélio?" Era. Com quase 20 anos mais do que eu, chegou antes de mim. Conseguiu o 1h40min nos 21 km, meu sonho. Foi o quinto colocado na categoria 60-64 anos. Resultado de uma genética privilegiada e de muito treino. Quatro vezes por semana, sempre com muita qualidade.
O tempo passava e o Edu não chegava ao final de sua primeira meia maratona. Já tinha feito antes um 10 km e o 12,5 km da Corpore. Todas lentamente... Duas horas, duas horas e meia e nada do Edu apontar na reta de chegada. Três horas depois de largar, ele chegou correndo. Com um sorriso enorme. "Consegui, e sem caminhar", disse ele.
Fiquei com as duas histórias na cabeça. Achei uma insanidade do Edu. Acompanhei a sua preparação de perto. Um festival de trapalhadas. Edu é um ladrão de planilhas. Não há semana que não dê aquela roubadinha. É a distância que encurta, o tempo que é surrupiado, o treino cancelado pelas razões mais diversas. Em um dia, foi o trabalho. Noutro, uma festa. A gripe, o desconforto, a viagem com a namorada, não faltam desculpas para não treinar. Fui um dos que o desaconselharam a participar da meia. Faltava muito volume de treino. Ele é teimoso, ou seria persistente? As palavras muitas vezes se confundem. Ele conseguiu, pagando um preço altíssimo. Não se faz uma meia em três horas ou uma maratona acima de cinco horas. Não é razoável passar tanto tempo submetendo o corpo a tanta provação. Convite para as lesões. Apesar de parecer o Fantomas (ou seria La Múmia?) do Telecatch nos dias seguintes, mancando para valer, Edu não tira o sorriso da cara. É um louco, com bravura. Só a corrida pode reunir na mesma competição figuras tão diferentes quanto o Edu e o doutor Nélio. Foto: por Gustavo Theme/Webrun
25 Comentários:
Claudia Carvalho - Sao Paulo - Sao Paulo (07/07/2009 @ 23:08)
Este e meu amigo Edu... guerreiro e vencedor. Parabens !! Mas cuidado Edu, concordo com o Sergio, correr e algo que exige muita disciplina e treino constante, caso contrario pode adquirir uma lesao grave que lhe tirara da corrida e de outras atividades fisicas tambem. Se cuide!! Bjs, Claudinha
Claudia Carvalho - Sao Paulo (07/07/2009 @ 23:08)
Este e meu amigo Edu... guerreiro e vencedor. Parabens !! Mas cuidado Edu, concordo com o Sergio, correr e algo que exige muita disciplina e treino constante, caso contrario pode adquirir uma lesao grave que lhe tirara da corrida e de outras atividades fisicas tambem. Se cuide!! Bjs, Claudinha
Gerrit - São Paulo (06/07/2009 @ 12:05)
Natália, dei uma espiada nos resultados e vi seu nome realmente em segundo lugar! Parabéns, primeiramente pelo fato de ter completada a maratona! Não é para qualquer um não. Normalmente, poucas, mas muito poucas mulheres com menos de 24 anos participam de uma maratona. O maior grupo é de 40-44 anos e de 45-49 anos ( cada grupo destes com mais de 300 que terminaram ). Teve 5 na sua faixa etária até 24 anos que terminaram a maratona, sendo que o primeiro lugar estava somente 3 ou 4 minutos na sua frente ... Mais uma vez parabéns!
Gerrit - São Paulo (06/07/2009 @ 12:05)
Natália, dei uma espiada nos resultados e vi seu nome realmente em segundo lugar! Parabéns, primeiramente pelo fato de ter completada a maratona! Não é para qualquer um não. Normalmente, poucas, mas muito poucas mulheres com menos de 24 anos participam de uma maratona. O maior grupo é de 40-44 anos e de 45-49 anos ( cada grupo destes com mais de 300 que terminaram ). Teve 5 na sua faixa etária até 24 anos que terminaram a maratona, sendo que o primeiro lugar estava somente 3 ou 4 minutos na sua frente ... Mais uma vez parabéns!
Natalia Rodrigues - Campinas - Campinas (05/07/2009 @ 21:37)
Olá Sérgio,
Gostaria de deixar minha crítica a organização do evento da Maratona Caixa do Rio. No dia 28 de junho, dia da corrida, escutei anunciar que a premiação por categoria não ocorreria por falta de tempo. Para minha surpresa fiquei em segundo lugar e, desde então, tento estabelecer algum contato com a organização.
Já enviei email, os quais não há resposta, e telefonei para o número de contato e ninguém sabe me informar o que irá acontecer com a premiação.
Bom, é esta a minha reclamação e frustração com relação a organização da Maratona do Rio 2009.
Obrigada.
Natalia Rodrigues - Campinas (05/07/2009 @ 21:37)
Olá Sérgio,
Gostaria de deixar minha crítica a organização do evento da Maratona Caixa do Rio. No dia 28 de junho, dia da corrida, escutei anunciar que a premiação por categoria não ocorreria por falta de tempo. Para minha surpresa fiquei em segundo lugar e, desde então, tento estabelecer algum contato com a organização.
Já enviei email, os quais não há resposta, e telefonei para o número de contato e ninguém sabe me informar o que irá acontecer com a premiação.
Bom, é esta a minha reclamação e frustração com relação a organização da Maratona do Rio 2009.
Obrigada.
lia cavalcanti - sao paulo capital (05/07/2009 @ 16:13)
Já fiz dessas também :)
Vera Graziato - Brasília (04/07/2009 @ 12:45)
Tentei entrar na planilha para sedentários e eternos iniciantes e está vazia, só tem a explicação das siglas.
Obrigada.
Paulo F. Figueiredo - São Paulo/SP (03/07/2009 @ 22:27)
Sérgio, Em 2007 eu fiz a Maratona de Chicago em 5 horas e 3 minutos em função do calor que bateu os 99F. Realmente sei bem o que é fazer uma meia com mais de 3 horas. O mais importante é não desistir jamais e ao som de não pára, não pára, não pára.....abraços !
Felipe Carino - Niteroi, RJ (03/07/2009 @ 19:26)
Já fui Mr Hyde na minha primeira meia (treinei pouco e nunca tinha feito nenhuma corrida "à vera", nem de 5k), mas atualmente estou mais pra Dr Jekyll - seguindo planilhas, lendo livros, fuxicando coisas de fisiologia... Acho que acabei também ficando meio purista e chato. Para mim, só vai servir uma maratona que eu consiga correr em menos de 4h. Mais lento do que isso, não vou me sentir corredor de verdade. E pra correr sem treinar adequadamente, não me interessa, é aventura. Se é pra fazer, vamos fazer direito!
Sérgio Xavier - - Runner's (03/07/2009 @ 19:08)
Olha, Isa, confesso que nutro uma certa admiração pela irresponsabilidade. O Edu poderia estar fazendo qualquer coisa e resolveu correr do jeito dele. E testemunhei a felicidade do rapaz. Como está vivo,amenizei minha bronca...
Estela Marcondes - São Paulo (03/07/2009 @ 17:26)
Faço minhas as palavras do Gabriel (do comentário de baixo)! Também não vejo a hora de correr com a minha camiseta da Runners, mas minha assinatura é de dois anos!
Em relação ao seu texto, pra variar, ADOREI! Você está se superando!!! rsrs....cada texto deste blog mais parece uma crônica! Gostei muito do título (não sei se propositalmente, é o nome de uma música da banda "O Teatro Mágico")!
Parabéns tanto para o "médico" quanto para o "monstro"
=)
Estela Marcondes - São Paulo (03/07/2009 @ 17:26)
Faço minhas as palavras do Gabriel (do comentário de baixo)! Também não vejo a hora de correr com a minha camiseta da Runners, mas minha assinatura é de dois anos!
Em relação ao seu texto, pra variar, ADOREI! Você está se superando!!! rsrs....cada texto deste blog mais parece uma crônica! Gostei muito do título (não sei se propositalmente, é o nome de uma música da banda "O Teatro Mágico")!
Parabéns tanto para o "médico" quanto para o "monstro"
=)
Gabriel von Zuben - Campinas/SP (03/07/2009 @ 16:44)
Sérgio, desculpa falar sobre isso no post errado, mas esse assunto é meio antigo. Como ficaram as camisetas para quem assinou a revista por 2 anos logo de cara? Terei que assinar mais 1 ano?! Isso vai acontecer com certeza, mas não tão cedo né?! Imagina a moral, correr tdo dia de manhã cedo com a "laranja mecânica" da Runner's!!!!Valeu e boas corridas !!
Belo - Campinas SP (03/07/2009 @ 15:51)
Meu treinador fala que corrida não é poupança. Não é porque se correu uma maratona que você poderá correr todas as corridas que aparecerão pela frente!!!
isa - são paulo (03/07/2009 @ 15:47)
Realmente, Sérgio, esse "bichinho" da corrida pega e a gente fica com vontade de se superar a cada momento. Apesar de um pouco de irresponsabilidade...rs..., eu não deixo de admirar o Edu pela garra e determinação. Que nas próximas corridas você possa se superar, Edu. E que esteja bem preparado, como o médico.
Mario Jorge - Fortaleza-CE (03/07/2009 @ 15:10)
Olha, Gustavo, adorei a comparação, até porquê sou meio que monstro também. E por incrível que possa parecer, minha meta também é correr os 21K. Já corri 12K, mas minha falta de regularidade me fez correr a prova seguinte de 8K em condições bem piores.
Andreia Pereira - rio de janeiro (03/07/2009 @ 12:43)
É ... seria muito bom se as coisas acontecessem como um piscar de olhos ... mas não é bem assim. No ano passado fiz a meia maratona em 2h 19 min ... matando todos os treinos ... fazendo só 1 longo ... porque estava de férias e queria passear ... aproveitar. Esse ano não matei NENHUM treino ... fiz todos os longos ... rspeitei as velocidades e consgui baixar mais de 11 minutos meu tempo ... e a maior de todas as vitórias para mim ... consegui fazer todo o percurso correndo ... não andei em nanhum momento. Agora, mais do que nunca, tenho a consciência da importância de uma preparação bem feita.
Julia Zanolli - são paulo (03/07/2009 @ 12:01)
Em defesa do nosso homem do marketing...Sempre vejo o Edu descendo para a academia pra treinar, vem na redação e tenta animar o pessoal a participar das provas. Ele pode até trapacear na planilha, mas já tem alma de corredor!
Carlos Feoli - http://metidoacorredor.blogspot.com/ - Porto Alegre (03/07/2009 @ 11:21)
Treino organizado e orientado por profissionais competentes são a chave para longevidade na corrida e melhor desempenho.
Mas o sentimento de vencer o invencível, do “Davi contra o Golias”, só um treino matado e mal feito podem proporcionar ao terminar o desafio.
No mercado de ações dizem: quanto maior o risco maior os juros.
Felipe Luis Matos - Brasilia (03/07/2009 @ 09:24)
Apesar de saber que não está correto e não é o mais indicado, faço como o Edu fez, se me inscrevo numa prova é para terminar, apesar de algumas vezes ser mais prudente e inteligente desistir não gosto de fazer isso. Fiz ate hoje apenas uma maratona sem fazer o treino correto para ela, terminei em 4 horas e 49 segundos, pretendo fazer outras e com certeza que hoje em dia, treinando com uma equipe e um técnico melhoro bastante esse tempo. Fiz há 15 dias a volta do lago, revezamento de 100 Km aqui em Brasília, em dupla e corri 61 Km em 5 horas e 38 minutos, foi extenuante pensei em desistir mas nao o fiz e com certeza a hora da chegada junto com minha namorada que era a minha parceira na dupla recompensou todo aquele esforço feito no dia e as dores, que hoje ja nao sinto mais e bolhas de sangue que ainda me acompanham. Superação sempre, mas o melhor é que seja com responsabilidade. Responsabilidade que nao tive nessa prova, mas que valeu a pena.
Felipe Luis Matos - Brasilia (03/07/2009 @ 09:24)
Apesar de saber que não está correto e não é o mais indicado, faço como o Edu fez, se me inscrevo numa prova é para terminar, apesar de algumas vezes ser mais prudente e inteligente desistir não gosto de fazer isso. Fiz ate hoje apenas uma maratona sem fazer o treino correto para ela, terminei em 4 horas e 49 segundos, pretendo fazer outras e com certeza que hoje em dia, treinando com uma equipe e um técnico melhoro bastante esse tempo. Fiz há 15 dias a volta do lago, revezamento de 100 Km aqui em Brasília, em dupla e corri 61 Km em 5 horas e 38 minutos, foi extenuante pensei em desistir mas nao o fiz e com certeza a hora da chegada junto com minha namorada que era a minha parceira na dupla recompensou todo aquele esforço feito no dia e as dores, que hoje ja nao sinto mais e bolhas de sangue que ainda me acompanham. Superação sempre, mas o melhor é que seja com responsabilidade. Responsabilidade que nao tive nessa prova, mas que valeu a pena.
Augusto - www.vamoscorrendo.com.br - Piracicaba - SP - Piracicaba - SP (03/07/2009 @ 08:55)
Sérgio, eu já sou mais o seu amigo maluco. Estou sempre querendo participar de provas além do que eu consigo, que por enquanto são provas de 10K. Eu já quase fiz a inscrição nas 10 milhas Mizuno pra correr os 16K mas quem me segura e faz voltar a colocar os pés no chão é o meu treinador. Acabei me inscrevendo no revezamento mesmo, 8K. Sou muito ansioso e isso passou para as corridas tb...rs Se eu treinasse sozinho, sem a assessoria, com certeza já estaria todo estrupiado por excesso de treino. Diria que pra mim o ditado "devagar e sempre" está mais pra "sempre rápido"....rs
Abraço, e acessem meu blog, agora com domínio próprio.
E vamos correndo!
isa - são paulo (03/07/2009 @ 08:46)
Sergio,
Gosto muito do seu blog. Sou assinante da revista e tenho acompanhado o blog frequentemente. Sou iniciante na corrida, faz uns 3 meses que comecei; por enquanto estou conseguindo uns 7 km e treino 3 vezes por semana. Essas experiências relatadas me motivam e me deixam com muita vontade de estrear nas corridas de rua. Mas por enquanto só curtas distâncias. Quem sabe um dia eu chego a correr uma meia maratona também. Muito sucesso a você e a Runners.Abr.
Marcel Pracidelle - São Paulo (03/07/2009 @ 08:45)
Sérgio, penso como você, é provação demais, eu mesmo, não conseguiria. Acho que o fator principal é treinamento estando bem treinado, tudo fica mais fácil. Não é pelo tempo de conclusão, pois se o médico, com seus mais de 60 anos terminasse em quase 3 horas por ser o seu limite, OK, mas correr por correr, para dizer "terminei" não concordo.
Estou louco para correr minha primeira maratona, só não fui ainda porquê tenho claro em minha cabeça que quero completá-la em menos de 3h40m e para isso preciso de um pouco mais de treino. Quanto a meia-maratona, cheguei na sua meta domingo, pela primeira vez completei a danada em 1h40m cravado, tá certo que para isso, fiz os últimos 500 metros em menos de 2 minutos, mas valeu demais!!!