A foto me denuncia. Assim como são desprezíveis jogadores de futebol mercenários que jogam apenas por dinheiro, os corredores que suam a camisa apenas por um bom copo não valem nada. O retrato foi pós-maratona de Paris, de novo eu com a mesma premiação etílica...
Nem era sobre isso que queria falar. O assunto é a maratona e meia-maratona do Rio. Corri a meia, mas como os trajetos eram coincidentes, posso dizer que corri também metade da maratona. Organização impecável, no que percebi. Beleza natural, hidratação, prova de primeiro mundo. Para não dizer que não vi nenhum problema, um pequeno detalhe: o isotônico era distribuído em garrafas grandes e com lacre e tampa. Dava trabalho para abrir e tomar. Um problema mínimo, já que muita maratona de respeito nem isotônico distribui (a de Paris em 2008, por exemplo).
Os organizadores propagandearam ser "A maior maratona do Brasil". Polêmico. Qual é o parâmetro para chegar a essa conclusão? Número de inscritos ou número de corredores que ultrapassam a linha final? Na minha opinião, vale o segundo critério. Inscrever muita gente é possível, o papel aceita tudo. Ter gente efetivamente acordando cedo para a corrida, e de fato correndo, são outros quinhentos. Aí é mundo real. A Maratona de São Paulo teve 2713 concluintes. Curitiba aparece com 1604 e Porto Alegre com 1170. No domingo, no Rio, "apenas" 2168 chegaram. É claro que trata-se de um número respeitável, só que insuficiente para desbancar São Paulo no posto de "A maior do Brasil". Tudo indica, porém, que isso pode mudar. Ouvi que a TV Globo acredita que a Maratona de SP “já deu o que tinha que dar” em matéria de audiência. O Rio teria mais potencial. Concordo. Se o clima carioca é mais duro para quem corre, também é verdade que o trajeto dá de goleada em São Paulo. Grandes maratonas vivem da atração turística, outra vantagem evidente do Rio. Vamos ver, o tempo dirá quem será a maratona número 1 do país.
24 Comentários:
Ronald Mello - Manaus (06/07/2009 @ 15:37)
Caro Sergio, estou na nona semana da planilha de 21 km e nos treinos fiz 16km em 1h e 46 min, nunca participei de uma meia mas ja corri varias vezes os 10k, meu melhor tempo foi de 47m47s.Sera que estou indo bem?Voce que ja completou varias meias deve saber.Ja corro ha 5 anos mas so depois que conheci a revista comecei a treinar com orientacao mais adequada, obrigad pela ajuda,Ronald mello.
Sérgio Xavier - Runner's (03/07/2009 @ 18:38)
O Paulo levanta um ponto interessante. Por mais que façamos a maratona perfeita, não chegaremos aos pés das big five. Mas dá para melhorar, e estamos melhorando. O Lauter também lembra algo que poucos sabem. O Rio, muito antes de SP, foi a capital brasileira da corrida bos anos 80
Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/ - sao paulo (03/07/2009 @ 12:54)
Lendo os comentários aqui fica fácil perceber que ninguém quer saber mais da prova da Globo. Também deveríamos ter uma Meia interessante no 2o semestre, tipo em Floripa, Curitiba, BH. Qto a maratona, é difícil de entender como temos mais de 10 mil pessoas correndo as provas de 10k e "apenas" 2mil na maratona, enqto lá fora, correm uns 35mil com inscrições esgotadas 6 meses antes.
Ah, os DJ estavam ruins mesmo! e pensei que fossem tocar Michael Jackson!
Araka - Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/
Paulo F. Figueiredo - São Paulo/SP (02/07/2009 @ 22:46)
Sérgio,
Ja havia feito 5 vezes "a outra meia do RJ", a Meia do Plim-Plim como diria o Faustão...,;depois que corri esta prova de domingo, sem dúvida, é a melhor Meia do Brasil. Muito bem observado o detalhe do isotônico, além de ser difícil de abrir e beber, gera muito disperdício, pois quem vai tomar mais de meio litro desta bebida de uma só vez? Outro detalhe uito interessante é voce correr uma Meia com a marcação de Maratona;muito legal a experiência..ver os quilometros a partir do 21 e voce "zerado" na prova. Com relação a grandes maratonas, infelizmente, aqui no Brasil, atualmente, ainda estamos a anos luz de Chicago, Paris, Nova York, Berlin, etc...Abraços e Salve O Campeão da Copa do Brasil !!!
Fábio Pierry - Balneário Camboriú (02/07/2009 @ 22:16)
Olá Sérgio!
O problema da Globo adotar a do RJ é largar às 10h... aí vai virar uma SP... ninguém mais vai querer ir.
Abç
Fábio
Apa - SP (02/07/2009 @ 18:42)
Sergio, também corri a meia e acho sem dúvida a melhor prova para se fazer. Mas tenho uma crítica a mais, além dos isotônicos lacrados: a trilha sonora estava de puxar o freio de qualquer corredor... Os DJs insistiram no "um barquinho vai, a tardinha cai"... Queria botar os mocinhos para correr com uma trilha paradinha assim!! Beijos e seu blog está uma delícia.
Alexandre Tavares - Rio de Janeiro (02/07/2009 @ 17:18)
Grande Sérgio!
Sou assinante da RW Brasil e confesso que te procurei na barraca da RW para te dar os parabéns pela revista.
Mas quanto a qual é a maior maratona, proponho o seguinte: vamos parar com este nosso "bairrismo". Não to nem aí qual é a maior e qual é critério de escolha. Quero mais é diversas maratonas e meias no Brasil, cada uma com seu encanto, e bem organizadas. Se nós amadores não corremos um contra os outros, mas sim com os outros, qual é a maior pouco importa.
O que importa mesmo é incentivarmos cada vez mais a pessoas aderirem ao nosso esporte.
Bons treinos e provas (seja lá onde forem)!!!
Forte abraço,
Alexandre Tavares
Lauter Nogueira - Rio de Janeiro (02/07/2009 @ 13:07)
Caro Sérgio,
Concordo plenamente com você, no que se refere ao pomposo e ufanista título de " a maior do Brasil" !!! O termometro para medir o "tamanho demográfico" de uma maratona tem que ser o número de concluintes. A Maratona do Rio pode voltar a ser grande como era no meio da década de 80, onde chegou a ter mais de 5 mil concluintes. E note-se que haviam miuto menos corredores nesta época do que agora.
O grande problema da M. Rio é o que ela tem de melhor: a Meia Maratona, que para mim, é com sobras, a melhor meia do país,e que por isso, faz uma tremenda e injusta concorrência com a prova inteira. Afinal, a meia larga ás 7:30 e a MAratona, teimosamente às 8 da metina.
Enfim, um grande abraço e uma confissão: já sou totalmente viciado no seu blog.
Lauter
Gerrit - São Paulo (02/07/2009 @ 11:14)
Sergio, jornalista é outra coisa né ... não correu uma meia maratona, mas correu metade da maratona. Vai entender este povo ... :-)
Gerrit - São Paulo (02/07/2009 @ 11:14)
Sergio, jornalista é outra coisa né ... não correu uma meia maratona, mas correu metade da maratona. Vai entender este povo ... :-)
Thiago Leão - Campinas (01/07/2009 @ 23:16)
Oi Sérgio! Eu fiz a maratona e um ponto falho que vi foi a segurança. Na passagem da Niemeyer, um rapaz foi roubado em frente à minha namorada! A molecada concentrada ao redor da pista invadiu a pista e levou o boné do rapaz.
Apesar de muito se falar d percurso,achei massante correr um linha reta. Fico assim com a prova de SP. Em relação à hidratação, peguei todos os isitônicos abertos e sem lacre (será que demorei demais na prova?!)
Thiago Leão - Campinas (01/07/2009 @ 23:16)
Oi Sérgio! Eu fiz a maratona e um ponto falho que vi foi a segurança. Na passagem da Niemeyer, um rapaz foi roubado em frente à minha namorada! A molecada concentrada ao redor da pista invadiu a pista e levou o boné do rapaz.
Apesar de muito se falar d percurso,achei massante correr um linha reta. Fico assim com a prova de SP. Em relação à hidratação, peguei todos os isitônicos abertos e sem lacre (será que demorei demais na prova?!)
Felipe Carino - Niteroi, RJ (01/07/2009 @ 18:22)
O meu i9 veio com lacre, tampa e tudo (eles estavam destampando na hora...) e eu não provei o Exceed, fui de GU próprio mesmo. No geral, achei a organização muito boa, percurso, horário e hidratação inclusive. Quanto a a ser a maior maratona do Brasil, concordo que os critérios são discutíveis, sem falar que ser a maior num universo de meia dúzia não é tão importante assim. Acho que as maratonas (as corridas em geral) vão ser cada vez mais valorizadas, o universo de corredores e o mercado vem aumentando muito. Acho que vai ficar tudo cada vez melhor!
Augusto - www.vamoscorrendo.com.br - Piracicaba - SP (01/07/2009 @ 17:17)
Sérgio, nunca participei de nenhuma delas, não conheço o Rio, mas por conhecer um pouco Sampa, mesmo sem ver com certeza essa do Rio deve dar de 10 x 0. Mas no fundo acho que vcs deveriam ficar "pianinho"! Não deixar chegar isso para a Globo... vai que ela resolva trocar SP por RJ... aí estraga a do Rio também!
Ah! Meu blog agora mudou para a "casa própria" www.vamoscorrendo.com.br... acessem!
E vamos correndo!
Felipe Luis Matos - Brasília (01/07/2009 @ 16:40)
A maratona do Rio me pareceu sensacional, estava la no fim de semana e fui ver a chegada, muito bacana mesmo, fiquei seco para ter corrido, mas devido ao descanso e a última prova que fiz nao teria condiçoes de fazer a prova, mas ano que vem pretendo estar lá..E em termos de visual nao tem nenhuma que se compare aqui no Brasil, horário bom e o clima no dia também ajudou...
Felipe Luis Matos - Brasília (01/07/2009 @ 16:39)
A maratona do Rio me pareceu sensacional, estava la no fim de semana e fui ver a chegada, muito bacana mesmo, fiquei seco para ter corrido, mas devido ao descanso e a última prova que fiz nao teria condiçoes de fazer a prova, mas ano que vem pretendo estar lá..E em termos de visual nao tem nenhuma que se compare aqui no Brasil, horário bom e o clima no dia também ajudou...
Sergio Xavier - Runner's (01/07/2009 @ 16:33)
Roberto, por favor. Bairrismo? Só se for ao contrário. Sou gaúcho, moro em São Paulo, quero mais boas corridas. Sou crítico, porém. Acho que apontar problemas é nossa obrigação.Acho que a maratona de SP tem problemas de percurso. Graves. Deixar o corredor no concreto dos túneis é cruel. Estoura joelhos. Uma maratona de uma cidade não pode se esconder nos túneis. Não pode se esconder por quilômetros na Cidade Universitária. Seja pela organização, seja pela CET, a maratona é preguiçosa. Anda por onde não dá tanto trabalho do ponto de vista de tráfego. A do Rio está superando isso. Por isso, na minha opinião, vai superar SP. Que não vai acabar, só está sem motivos para crescer.
Doca - http://corridasdodoca.blogspot.com/ - São Paulo (01/07/2009 @ 15:43)
Sergio,espero que a Globo não banque essa corrida! Largar as 10hs da manhã vai acabar com ela! Depois vai falar que somos atletas de fim de semana! Qto ao Hidrotonico, eu bem que achei engraçado qdo o cara que distribui falou "aqui já está aberto!". Agora já sei o porque. Bela cerveja! abs Doca
Walter Barbosa - São Bernardo do Campo (01/07/2009 @ 14:31)
Olá Sérgio, sou corredor e não valho nada, rsrsrsrsrs.
Dia 02 de Agosto, Meia Maratona de São Bernardo, venha se puder. Abraço.
roberto - cidade - cidade (01/07/2009 @ 13:50)
O editor de uma revista de corrida ficar incentivando bairrismo é o fim da picada. Deveria, isso sim, lutar por mais e mais maratonas no Brasil.
Gerrit - São Paulo (01/07/2009 @ 13:22)
Que bom este negocio da Globo. Talvez podemos largar em 2010 aqui em São Paulo antes da 8 hrs por não ter mais problemas com a Globo.
Agora, este negocio de melhor, maior, etc, sempre lembro da minhas férias em Suiça quando era jovem. Todos os teleféricos em Suiça e Austria são maior ou melhor em algo. Maior distância, mais km de cabo de aço, maior altura, maior capacide em nro de pessoas, maior numero de gondolas, mais novo, mais antigo, maior velocidade, melhor vista, maior tempo. Ah, e antes que eu me esqueço, no meu bairro é vendido o melhor pastel, a barrace chama-se 'O Rei do Pastel, o melhor do Brasil'. Deve ser o melhor, porque ele consegue usar o oléo para fritar o maior numero de dias seguidos sem precisar filtrar.
Andreia Pereira - rio de janeiro (01/07/2009 @ 13:12)
Sergio, o meu isotônico também veio sem lacre ... o que realmente facilita muito! Também achei a organização impecável ... água à vontade ... gelzinho (também não usei pois levei meu GU) ... isotônico ... primeiro mundo!!!!!! nunca corri em SP então não tenho como comparar mas sem dúvida a do RJ é a mais bonita!!!!!!
Marcel Pracidelle - São Paulo (01/07/2009 @ 12:56)
Acho difícil São Paulo ser desbancada por causa do universo de corredores paulistanos... Quanto a beleza e dureza da prova, não tem comparação, a do Rio é mais bonita e mais fácil, meu I9 veio sem lacre, só com tampa, mas a garrafa não ajudava, era melhor a garrafa esportiva, mesmo que eu tivesse que tirar o lacre, qto ao gel, é legal eles distribuirem, mas eu levei meu GU, pq o exceed é duro de engolir... Espero voltar lá no ano que vem, mas para encarar a maratona inteira, não só metade.
Fabiano - São Paulo (01/07/2009 @ 12:43)
Caro Sérgio, corri a Maratona do Rio e também acho complicado o isotônico com lacre, mas mesmo assim ainda é mais fácil de beber correndo do que aquele copinho de gatorade servido na Maratona de São Paulo. Sobre a Globo mudar a transmissão da Maratona para o Rio, imagine um dia ensolarado com largada as 9 horas?
A Globo vai ter audiência, mas o número de concluintes vai diminuir.
Abs.