Tenho umas três turmas de corrida. Não por acaso, gente com estilos e performances diversas. Acabei me integrando a esses grupos por uma razão que não tem relação direta com o pace: camaradagem. Para mim, a razão de viver. Ter ao lado pessoas generosas, com bom humor e boas histórias é tudo. A corrida, no caso, é um detalhe. Mas no momento da prova em si o agrupamento se dá de outra forma. Salvo exceções, quando fazemos companhia para alguém (e aí um está quase sempre ajudando o outro, é raro duas pessoas com o ritmo idêntico), procuramos nosso pelotão de tempo. Esse pelotão não é determinado pelo destino e sim pelo esforço do treinamento. Podemos ser promovidos e rebaixados, só depende de nosso suor. Estava pensando nisso e a prova de 10 km é uma excelente régua. Na minha cabeça, temos sete grandes pelotões:
1) Profissionais - Ganham pra isso. Podem ganhar corridas também. Mesmo em uma provinha humilde será necessário algo abaixo dos 35 minutos.
2) Os semi-profissionais - A turma capaz de correr 10 km perto de 35 minutos, maratona sub-3h. Aí divido em dois sub-grupos. Os abençoados pela genética e os que não fazem outra coisa na vida que não correr. A turma dos 600 k da Nike estava quase toda nesse pelotão.
3) Os amadores excepcionais - Ou por genética ou pro trabalho forte, aqueles que conseguem maratona entre 3h10 e 3h30, que fazem 10 km perto dos 40 minutos.
4) Os reis dos pangarés - Gente que virou Bikila na grande classe média dos corredores. O meu caso. Com bastante treino e sem renunciar a nenhum prazer da vida, baixei de 50 para 45 nos 10 Km e cheguei às 3h36 na maratona. É mais do que o suficiente para reinar nos ambientes fora da corrida. O problema é uma prova como a da Nike, que nos recoloca na realidade. No jantar de massas, me ofereceram alfafa. Precisava?
5) Pangarés bem tratados - Quem fica girando entre os 47 a 50 minutos nos 10 km, faz maratona honesta em 3h45 e por aí vai.
6) A cavalaria - Os milhões que estão entre 50 minutos e 1 hora nos 10 km
7) Os new-corredores - Todo mundo que corre acima de uma hora e está usando a corrida para alcançar benefício.
Estou brincando, claro, mas respeito profundamente cada um dos grupos. Cada um com seus objetivos. E tenho um carinho especial pelos pangarés, o cavalinho popular. Não tem a fleuma de um árabe, mas faz seu trabalho com dignidade. Com toda honestidade, sempre achei que meu limite seria o grupo 5. Cheguei ao 4 e descobri que até é possível pular para o 3. Este ano fiz um 43,30 em Porto Alegre, vi que podia melhorar mais. Para a minha genética, talvez o preço seja meio alto para mudar de classe. O Marcos Paulo Reis me disse certa vez que posso bater nos 40 minutos. Mas teria que mudar minha composição. Teria que secar, botar mais massa magra, etc. Humm, e os vinhos e as cervejas de trigo? Treinar mais do que já treino? E as crianças? Difícil...
A pergunta de hoje é menos sobre o seu pelotão e mais sobre ambição. Vale a pena mudar de patamar na sua opinião?
36 Comentários:
Kleber RG - Campinas-SP (24/11/2009 @ 14:46)
Olha, que honra! Quer dizer que sou um “amador excepcional”? Meu recorde pessoal nos 10K é de 41min26! Mas, sou ambicioso sim! Há pouco mais de 1 ano e meio que treino, com 29 anos bem vividos, ainda penso em correr forte por mais um ano, em 2010, para tentar superar a barreira dos 40 minutos. Digo mais um ano, pois sei a dificuldade que é treinar para este tempo de prova nos 10K e pretendo, também no próximo ano, começar a me dedicar mais às meias e minha primeira maratona! Daí, o foco deixa de ser a velocidade... Ufa! Que bom! Vou poder curtir mais as provas...
Abraço,
Kleber RG
"Vida Corrida" - http://kleber-rg-runner.blogspot.com/
COLUNA "maraTÔ-NA LAGOA" - http://lagoadotaquaral.blogspot.com/
Laerte Ferreira - São Bernardo do Campo - SP (24/11/2009 @ 12:42)
Tudo depende do prazer. Prazer durante e depois dos treinos e da corrida.
Como no meu caso eu corro mais por prazer e benefícios do que por tempo, se a mudança de patamar sacrificar muito o meu prazer na corrida, fico onde estou.
Lógico que existe a satisfação de quebrar um recorde pessoal. Mas entre um longão e treinos de tiro, fico com o que me dá mais prazer e deixo as subidas de patamares de lado. Por enquanto.
Laerte Ferreira - São Bernardo do Campo - SP (24/11/2009 @ 12:42)
Tudo depende do prazer. Prazer durante e depois dos treinos e da corrida.
Como no meu caso eu corro mais por prazer e benefícios do que por tempo, se a mudança de patamar sacrificar muito o meu prazer na corrida, fico onde estou.
Lógico que existe a satisfação de quebrar um recorde pessoal. Mas entre um longão e treinos de tiro, fico com o que me dá mais prazer e deixo as subidas de patamares de lado. Por enquanto.
Gerrit - SP (24/11/2009 @ 10:42)
Sérgio ... obrigado pela confiança que você tem na minha primeira maratona :-) Acho que você tem mais confiança que eu ( isto é normal né ). O meu problema é falta de treino longo. Se eu começar treinar seriamente, concordo com você que 3:30 é viável. A minha melhor meia foi uma não oficial, que fiz por conta própria com GPS ( Garmin 405 ) fechando 21.4K com subidas em 1:41:50 . Sendo que a melhor meia oficial tem 1:44:35 ( SP, 2009, Yescom ). Só que, na meia oficial cheguei a andar varias vezes entre 17K e 21K. Não aguentava a dor na panturilha. Correr mais 21K, pensar que chegando em 1:44 era somente o inicio da 2a metada? Xiiii ... Vou tentar manter o pace de 5:00 na maratona de SP 2010 inteira ... quem sabe a gente não cruza a linha de chegada junto!
Gerrit - SP (24/11/2009 @ 10:42)
Sérgio ... obrigado pela confiança que você tem na minha primeira maratona :-) Acho que você tem mais confiança que eu ( isto é normal né ). O meu problema é falta de treino longo. Se eu começar treinar seriamente, concordo com você que 3:30 é viável. A minha melhor meia foi uma não oficial, que fiz por conta própria com GPS ( Garmin 405 ) fechando 21.4K com subidas em 1:41:50 . Sendo que a melhor meia oficial tem 1:44:35 ( SP, 2009, Yescom ). Só que, na meia oficial cheguei a andar varias vezes entre 17K e 21K. Não aguentava a dor na panturilha. Correr mais 21K, pensar que chegando em 1:44 era somente o inicio da 2a metada? Xiiii ... Vou tentar manter o pace de 5:00 na maratona de SP 2010 inteira ... quem sabe a gente não cruza a linha de chegada junto!
Gustavo - Sao Carlos/SP (23/11/2009 @ 19:29)
Olá, Sergio. Estou dando uns saltos sobre a barreira (já que estamos falando de "cavalos", pense numa prova de hipismo) entre cavalaria e os pangarés. Pra mim, meus objetivos não chegam. O de hoje é me lapidar de vez pra depois tentar reinar entre os pangarés (fui, entre abril e novembro, de 37min35 para 25min03 no 5Km). Vou correr meu primeiro 10Km depois dessa melhora sábado (Corrida do Fogo em Araçatuba, feita pelo SESC Birigui). A última foi 55min. Vamos ver o que vai dar. Depois disso, certeza que vou querer ser um excepcional. E por aí vai. Acho que é por isso que eu treino. Nunca estou satisfeito.
Sérgio Xavier - Runners (23/11/2009 @ 14:55)
Gerrit, te diria o seguinte, bem a grosso modo. 10 km é talento, maratona é trabalho. Na prova mais curta, você precisa trabalhar todo o tempo lá no pico, não pode exagerar sob pena de quebrar. Já a maratona é treino e treino. A resistência precisa ser trabalhada. Claro que tem talento também, mas menos. Os maratonistas são "superfaturados", ganham um heroísmo que não necessariamente tem. Conhecendo seus tempos e seu histórico de tempo, arrisco dizer que sua primeira maratona seria de 3h30...
Gerrit - SP (23/11/2009 @ 14:21)
Ah ... e esqueci de responder a pergunta: querer mudar do grupo 4 para 3? Com certeza que quero! Quero correr os 10K em sub 40 minutos, a meia em 1:35 e a Maratona em 3:35, só para ser 1 minuto mais rápido que o famosos Sérgio. Querer mudar meus habitos? Hmmm ... já mudei, treinava 21K por semana, agora 50-60K com tempo-run, intervalado, leve etc. Mudar mais aínda? Não tomar cerveja, nem comer pizza, ignorar a familia? Não, isto não, do jeito que tá, tá bom demais. Mas que quero quebrar estes 40min e 1:35 ... !
Gerrit - SP (23/11/2009 @ 14:21)
Ah ... e esqueci de responder a pergunta: querer mudar do grupo 4 para 3? Com certeza que quero! Quero correr os 10K em sub 40 minutos, a meia em 1:35 e a Maratona em 3:35, só para ser 1 minuto mais rápido que o famosos Sérgio. Querer mudar meus habitos? Hmmm ... já mudei, treinava 21K por semana, agora 50-60K com tempo-run, intervalado, leve etc. Mudar mais aínda? Não tomar cerveja, nem comer pizza, ignorar a familia? Não, isto não, do jeito que tá, tá bom demais. Mas que quero quebrar estes 40min e 1:35 ... !
Gerrit - SP (23/11/2009 @ 14:16)
Cheguei meio tarde, por causa do feriado em SP, mas é isto aí. Como você, Sérgio, com muito suor consegui chegar no grupo dos 'abaixo dos 45 mas 40 já é demais'. O que não concordo neste classificação, são os tempos para a Maratona. 10K tudo bem, mas Maratona é outra história. É outro tipo de treino. Tenho amigos ( e ocorreu comigo também ), que com pouco treino chegararm abaixo dos 50 minutos nos 10K. É fácil, só treinar mais sério uns 4 meses e pronto. Agora, falar que no mesmo grupo tem os Maratonistas com tempo de 3:45 ... Nunca corri uma Maratona, mas se alguem me falar que vou conseguir fechar a Maratona de SP 2010 em 3:50 eu topo na hora!!!!!! Treinamento para Maratona 3:50 é totalmente diferente do treinamento paraa 10K em 0:47. Concordo plenamente que cada grupo merece o seu respeito. Não é porque alguem corre 10K em 0:35 que é superior aos outros.
Sérgio Xavier - Runner`s (22/11/2009 @ 20:02)
Boa, Ruy, boa, Ricardo. Gosto de ver quem consegue se relacionar com a corrida sem a pressão forte do tempo. Tenho uma certa inveja disso. Dá trabalho ser competitivo, todo mundo sabe do que falo...
Sérgio Xavier - Runner`s (22/11/2009 @ 20:02)
Boa, Ruy, boa, Ricardo. Gosto de ver quem consegue se relacionar com a corrida sem a pressão forte do tempo. Tenho uma certa inveja disso. Dá trabalho ser competitivo, todo mundo sabe do que falo...
Ruy Barbosa Jr - Vitória/ES (22/11/2009 @ 15:47)
Confesso que gasto mais tempo apreciando a capa da revista (principalmente a da última edição) do que o conteúdo, rsrsrs... brincadeira! Leio quase tudo, deste a mensagem editorial, passando mensagens dos assinantes e respectivas respostas da revista, os anúncios, etc...
O post anterior e os comentários me despertaram interesse sobre o conteúdo que esse cara sisudo (pelo menos na foto) e com sobrenome de Metal Nobre escreve, cujos textos ainda não tinha me motivado - não li - Então, voltei a revista e...excepcional, fantástica, genial a sua analogia em relação ao mundo corporativo no que se refere à justiça e poder em "Aqui de faz, aqui se ganha". Continuo correndo por saúde,bem estar, diversão, amizade etc... e sei que, se eu treinar direitinho e me esforçar bastante, serei o rei da CAVALARIA...só depende de mim!
Ruy Barbosa Jr - Vitória-ES (22/11/2009 @ 15:01)
Amigo Sergio, Tomei uma decisão depois de ler este seu last post: Como não quero ser chamado de pangaré e as categorias profissa e semiprofissa, assim como a dos excepcionais amadores estão muito distantes para mim, decidi que vou ficar na cavalaria mesmo. Fico imaginando se alguem me pergunta: Você se encaixa em qual dos sete grandes pelotões? ai eu estufo o peito e enpino o nariz (...e encolho a barriga) e respondo: sou da CAVALARIA mermão! rsrsrs... abs. Rbj
Marcel Pracidelle - São Paulo (22/11/2009 @ 09:50)
Sou um "rei dos pangarés" e tenho certeza que conseguiria ser um amador profissional, o difícil é conseguir isso com este ritmo de trabalho, dois filhos com menos de 3 anos, abrir mão do hamburguer e da pizza... será que vale a pena???
Eduardp - BH (22/11/2009 @ 08:32)
Estou na cavalaria, e sinceramente, não pretendo me promover. Está bom demais fazer 10k em 56min. e meia maratona em 2h.10min. Aos 48 anos, corro por qualidade de vida, sem qualquer suporte de treinador ou assessoria. Na tropa (cavalaria), como são todos praticamente iguais, não tem aqueles que muitas vezes ficam se gabando e só falando em tempos, treinos, provas, etc., como nas categorias superiores. Não há, portanto, disputas, inclusive no quesito "contar papo". Na cavalaria o que vale é a companhia e a camaradagem. Não entraram em contato comigo sobre a camiseta da revista.
Nishi - São Paulo (22/11/2009 @ 02:39)
Tô feliz sendo pangaré bem-tratado... mas justamente por não conseguir ser rei pangaré que resolvi tentar pangarezar por distâncias mais longas. Pelo menos saio do lugar-comum pangarezístico e passo a ser um pangaré com algum diferencial. O único problema é que treino de ultramaratona maltrata demais... logo, sou um pangaré bem tratado, mas maltratado pelos treinos.
Paula Coghi - Limeira - SP (22/11/2009 @ 01:12)
Eu sou da turma dos new-corredores indo pra cavalaria...
Queria um dia chegar no nivel 4... mas acho q fica só no sonho... talvez com muito treino e dedicação eu me torne uma pangaré... nem tão tratada...rsss
Começei a correr, como muitos, apenas pra perder peso, ter uma vida mais saudável... mas acabei me apaixonando e viciando nisso tudo...
É muito gratificante ver a melhora a cada mês de treino... o tempo baixando, a km aumentando...
A meta desse ano era correr uma prova de 10k... corri umas 12 até agora... Pro ano que vem quero correr uma Meia... e quem sabe em 2011 eu faço uma Maratona...
Mas é bem o que vc disse... não estou tão disposta a me privar de alguns prazeres da vida... bebidas,comidas... pelo menos por enquanto...
A gente vai levando como pode...
Leonardo Binda - www.correndonailha.blogspot.com - Vitória - ES (22/11/2009 @ 00:14)
Poxa!!! Eu quero a minha amarelinha!!!
Paulo F Figueiredo - São Paulo/SP (21/11/2009 @ 22:44)
Sérgio, Sou o pangaré bem tratado:maratona baixo de 4 horas e 10K para 49. Corrida para mim é lazer, divertimento e novas amizades. Neste momento por exemplo, estamos reunidos em um pequeno grupo promovendo um jantar de massas porque amanha tem 10K para fazer. Nada melhor que isso: reunir os amigos em véspera de uma corrida para um bom papo e ótimos doces de sobremesa...abraços,
Ricardo - Florianópolis (21/11/2009 @ 22:33)
Me identifiquei muito com o teu jeito de encarar a corrida e a vida, inclusive a relação entre as duas coisas! Desde que meu relógio estragou e fiquei com preguiça de comprar outro, passei a não cronometrar meus tempos. E olha que já faz 6 meses. Corro com mais liberdade, e criei o feeling de perceber minhas evoluções e necessidades. Acredito que meu tempo deva estar perto dos 50 no 10k, quem sabe na próxima prova eu baixo disso! Um abraço
Othon Durando - Brasília (21/11/2009 @ 22:10)
Como sempre pratiquei esportes desde criança e também pela cobrança da profissão (Exército) nunca tive muita dificuldade na corrida. Desde que passei a me dedicar com mais afinco meus tempos sempre giraram em torno dos 45/46' nos 10K. Esse ano, depois de alguns toques de amigos professores de educação física e de muita ajuda da Runners consegui bater em 41'10" e meu objetivo pro ano que vem é tentar baixar dos 40 e tentar entrar numa assessoria se o $$$ deixar. Mas tudo isso com muita calma e sem o stress e a cobrança extrema pelos resultados. Continuo tomando minha cervejinha muito moderadamente, torcendo pelo hexa do mengão, curtindo minha esposa e meu filhão e estudando bastante. Acho que é isso, a corrida como mais um prazer da vida! Grande abraço!
xampa - rio (21/11/2009 @ 21:28)
sou dos perto de 55/50 nos 10K.
mas, hj, corro para me sentir bem, ter saude, melhorar a tecnica e me conhecer.
tudo com equilibrio ou tentando.
Felipe Carino - Niteroi, RJ (21/11/2009 @ 19:29)
Já percebi que pra mudar de categoria (5 -> 4) tenho que estar na ponta dos cascos: treinando 5x/semana, com tiros e tempo-run, dormir cedo nos sábados, etc. Além disso tenho que diminuir a birita, comer pouco e perder uns 3 kg. E ainda correr longe do calor (aqui no Rio, só lá pra maio). É tanta mudança que tem que acontecer que por enquanto continuo um feliz cavalo paraguaio mesmo. Quem sabe não melhoro em 2010?
Leo Mesquita - http://vivoparacorrer.blogspot.com - BELO HORIZONTE (21/11/2009 @ 17:52)
Retomei as corridas este ano. Sempre tive facilidade para correr. Ainda no exército, lá em 1991, me destacava. No meio militar a prova de corrida era correr 12 min e superar 3200 metros: nota máxima. Cheguei a correr 3400. Mas será que aos 37, depois de alguns anos de inatividade poderia retomar? Pois é. Fiz o meu primeiro 10 km este ano, em agosto, e terminei com 43:52. Vou correr a Volta da Pampulha e planejo algo abaixo de 85 minutos. Pro ano que vem tem meia maratona e maratona. É claro que temos metas. O legal por traz disto é apenas você planejar, cumprir o planejado e realizar a meta na corrida. Cada um de acordo com o que pensa ser capaz e lhe traga prazer. O que vem depois disto? Ainda não sei, mas penso em nunca descobrir, ou seja, ter sempre a meta a conquistar! Mas quanto a ser promovido, pra mim desde que seja natural, é válido. Eu não penso em correr 10 km abaixo de 40 minutos, mesmo que seja possível. Acho que o risco de encontrar uma lesão é muito grande, e isto sim é o que eu menos desejo. O negócio é correr para sempre!!!
Fernando Jr - Aracaju (21/11/2009 @ 17:39)
Acredito que não valeria a pena mudar de patamar. Oscilo entre pangaré bem tratado e rei dos pangarés. Quando tentei forçar um pouco para baixar de vez o tempo dos 10k para 40mim (o menor tempo que fiz foi 44mim) o corpo respondeu mal ao estímulo, comecei a ter contusões e resolvi reformular. Dar tempo ao tempo, não sacrifiar os outros prazeres da minha vida e minha saúde são prioridades, se tiver que melhorar, será naturalmente, sem estresse.
Estela Marcondes - São Paulo (21/11/2009 @ 17:18)
esqueci de falar da importância de ter começado a correr numa assessoria tbm! Acho que isso incentiva e ajuda bastante a mudar de "setor"...kkk
Estela Marcondes - São Paulo (21/11/2009 @ 17:17)
Assim como o Morgado, fui "promovida"´de forma bem natural! Assim como bem escreveu Antonio Prata, o esforço pessoal é recompensado na corrida! Quando comecei a correr, nem cronometrava meus tempos! Depois que comecei a me apaixonar, a procurar saber mais coisas sobre correr, passei a ler a runners e saber a diferença entre um treino de velocidade e um longão, por exemplo, a mudança foi rápida! Passei da "cavalaria" p/ "reis E RAINHAS (kkk) dos pangarés" em 2 meses!
Hoje minha melhor marca nos 10 km é 46min e 26s!
Quero melhor meu tempo até o ponto em que a corrida não se torne obrigação!!! Enquanto for prazer, tô dentro =)
Rodrigo Fonseca - Rio (21/11/2009 @ 16:29)
Sérgio, ótimo post... acho que todo mundo deve ter objetivo de melhorar... e no quesito tempo, é comum atingirmos o limite e pensar que não dá prá evoluir... penso que o próximo passo é pensar em outras metas, tipo "manter o pace máximo em uma prova mais longa", reduzir o teor de gordura abdominal, e por aí vai... ahh, fora a galera zen, que pode ter um target tipo "conseguir correr 3 voltas na Lagoa com a mente vazia"... será que dá??? só prá registro, eu poderia ser considerado um "príncipe" dos pangarás, quase chegando a rei, mas também querendo reduzir (mais) a pochetinha e fazer Maresias-Bertioga solo em outubro do ano que vem... depois me conta se o alongamento prá banda ilio-tibial funcionou ou se você deu um nó nas próprias pernas... Abs
Morgado - São Paulo (21/11/2009 @ 11:57)
(Off topic). Sérgio, sempre tive o hábito de comprar a revista numa banca aqui perto de casa e achei que esse papo todo sobre a laranjinha não iria me afetar. : ) Mas fui vencido. Já estava pensando em assinar, afinal, já comprava com frequência na banca. A promoção ainda está valendo pra retardatários como eu? Abs.
Saulo - Gurupi - TO (21/11/2009 @ 11:50)
Corrida para mim é prazer e qualidade de vida. Mas seria hipocrisia dizer que não tenho a pretensão de avançar de categoria. Posso até dizer que não me importo em fazer os 10K em 53 min, que o que interessa é a satisfação que a corrida me proporciona. Mas, lá no fundo, eu quero sim melhorar, quero sim poder dizer que deixei a cavalaria e entrei na classe dos pangarés. Na verdade, o que o Sérgio qualifica como pangarés, hoje, para mim, são verdadeiros mustangs. Como seres humanos, a busca pela evolução faz parte de nossa natureza. Sei que nunca vou chegar à classe dos semi-profissionais (não tenho tempo e genética para tanto), mas espero continuar evoluindo, na medida do possível. E mudando um pouquinho de assunto, gostaria de dizer que hoje estou que nem pinto no lixo. É que ontem, finalmente, recebi minha laranjinha! O Tocantins agora tem o privilégio de ver uma laranjinha da Runner's desfilando em alta velocidade!!! Uh hu!
Morgado - São Paulo (21/11/2009 @ 11:38)
Sérgio, no meu caso, as mudanças de categoria foram acontecendo naturalmente. Hoje estou quase entrando na sua turma sendo que em março desse ano estava entre os últimos da turma da cavalaria. Fruto de muita dedicação, mas sem deixar de fazer e comer o que gosto. Se vale a pena mudar de patamar? No meu caso sim, desde que o preço não seja muito alto. A corrida pra mim é pura diversão. É um dos melhores momentos do dia. Então, que o meu patamar seja reflexo desse sentimento. Abs.
Marcio Belo - Campinas - SP (21/11/2009 @ 11:21)
Vixe! Faço parte da cavalaria! Estou feliz nessa categoria! Já fiz 2 maratonas, mas terminar em 3:45h, só se eu morrer e nascer no Quênia na próxima encarnação! acho que poderia existir uma categoria: PANGARÉS ESFORÇADOS SEM GENÉTICA...RS
Augusto - vamoscorrendo.com.br - Piracicaba-SP - Piracicaba-SP (21/11/2009 @ 10:35)
Sergio, li no post anterior que não vai rolar o encontro da galera na tenda da Runner´s, que pena. Mas não vai ter nem tenda??? Você vai estar lá? De qualquer forma vou com minha laranjinha por cima da camiseta da prova e vou procurar por outros "laranjinhas". Seria um grande prazer te encontrar por lá. Abs!
Leonardo Binda - www.correndonailha.blogspot.com - Vitória - ES - Vitória - ES (21/11/2009 @ 10:30)
Sérgio,
Dependendo do que você espera da corrida, sim, valeria a pena pensar em mudar de patamar!! Eu mesmo estou pensando seriamente em pula de "PANGARÉ BEM TRATADO", para "REI DOS PANGARÉS"! hahaha. Penso também que poderia alcançar até patamares mais altos mas não é o que procuro na corrida (pelo menos até então). Afinal, tirando os profissionais que o fazem para se sustentar, viver; acho que nós, amadores e amantes da corrida o fazemos por razões muito mais poéticas, não concorda?
E parabéns pelo post! Os pelotões são ótimos!!
Leo Binda
www.correndonailha.blogspot.com
Augusto - vamoscorrendo.com.br - Piracicaba-SP (21/11/2009 @ 10:29)
Fala Sérgio! Putz, eu faço parte da cavalaria e pelo meu melhor tempo nos 10K (57min) não vou sair tão cedo dessa classificação. Mas quer saber, tá bom demais. Não corro pra nada mais alem de saúde e bem estar. Treino em assessoria, tudo direitinho, mas minha meta mesmo é me manter saudável e correndo pra me divertir. Pra mim, pelo menos pra minha história, isso já vale muito mais que qualquer classificação ou número no cronômetro. Abs!