Casca grossa

Para encarar uma prova fora do asfalto voc precisa de estratgias para enfrentar o mato com segurana. Os truques vo desde caprichar na musculao e treinar em percursos acidentados at ter um bom plano de hidratao e comprar os acessrios certos. E a, qual seu segredo para ter um bom desempenho em corridas de aventura?



Compartilhe aqui suas dicas com corredores de todos os cantos. Elas podem ser publicadas na revista*!
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13 Dicas
Walter Simes Jnior - Botucatu/SP (27/09/2012 @ 18:21)
Dicas so dicas e no artigos...rs Preparao fsica: o participante deve conhecer previamente quais atividades esportivas e tcnicas sero solicitadas. Pedalar, correr, nadar, remar, navegao por bssola e tcnicas verticais so algumas delas. Treine previamente cada uma delas. A caracterstica DISTNCIA tambm deve ser levada em considerao. Alimentao: prepare-se, pois o tempo de prova, o esforo e o desgaste fsico e mental sero superiores ao que voc imagina. gua, barras de protena (nesse caso melhores que as de cereais), gel de carbohidrato, castanhas e at azeitonas (embaladas em saquinhos de 8 a 10 unidades) sero fundamentais. Equipe: se for participar de uma prova em dupla ou quarteto recomendo treinos prvios. Escolha pessoas que dominem tcnicas ou atividades diferentes. Um ajudar ao outro nos diversos obstculos pelo caminho. A diversidade e a sintonia do grupo sero fundamentais para superar as adversidades. Esprito de Aventureiro: Fator fundamental. Lembre-se que a verdadeira aventura comea quando as coisas comearem a dar errado.
Vivian Pavao - So Paulo (19/09/2012 @ 15:49)
As provas Off Road exigem um planejamento dependendo das modalidades (bike, corrida, rapel, remo), terreno, duracao de prova e condies climticas. Muito importante ter roupas e calcados apropriados. Uso bermudas e meias de compresso para evitar caibras e proteger contra espinhos e insetos. Dependendo da prova, se houver mata fechada, levo um par de luvas para segurar em arvores e proteger contra espinhos. Hidratacao e alimentao so fundamentais! Portanto, treinar com camel back e se alimentar durante o treino so essenciais para acostumar o corpo a receber liquido e comida em situaes de grande exigncia muscular. Procure ter os alimentos e gua sempre em local de fcil acesso como bolsos de bermudas, bolsos do camel back, etc. Tenho sempre comigo balas de sal, gis de carboidrato, castanhas, uva passa, banana passa, mel e torrone. Reserve um espao nos bolsos oramento para as embalagens usadas, preservando o meio ambiente. Inclusive os lenos que utilizar quando for necessrio utilizar o " ambiente natural" para fazer suas necessidades biolgicas.
Renan Fernandes Tinoco - SO VICENTE (13/09/2012 @ 23:22)
Quando vou treinar procuro utilizar cales que possuem bolso interno ou externo com ziper. Isso gera uma tranquilidade para o corredor poder levar carto de credito ou mesmo dinheiro com segurana, afinal depois daquela corrida sempre bom comprar aquele repositor energtico ou agua de coco!!!Fica a dica
Juliana Salgado - Rio de Janeiro (12/09/2012 @ 15:55)
Para essas corridas de aventura super importante o fortalecimento dos msculos profundos do nosso corpo, os msculos de estabilizaao, como o transverso do abdomen, paravertebrais, gluteos medios, entre outros. Eu pratico o pilates que alem de fortalecer todos os musculos estabilizadores do corpo, tbm trabalha a respiraao, muito equilibrio, propiocepao,coordenaao, flexibilidade...enfim, com o pilates me sinto preparada para enfrentar qualquer corrida de aventura!!!!
Ricardo Serravalle - Salvador (12/09/2012 @ 15:30)
Minhas dicas so as seguintes: 1) Vesturio: O que se sentir mais confortvel, se a mata for fechada d preferncia a calas de compresso para proteo contra insetos e plantas; 2) Calado: Compre um tnis adequado para o terreno da prova existem tnis especficos para corridas em montanha, treine com eles (pelo menos) durante 2 meses antes da prova; 3) Avalie a metragem da prova e veja com a organizao sobre pontos de hidratao, pode valer a pena correr com uma cinta de hidratao com os seus suplementos; 3) Treino: dependendo da altimetria faa um fortalecimento de musculao, principalmente nos quadrceps da coxa, treinos em escadas e ladeiras o deixar mais forte. Procure treinar no local da prova ou em locais com terreno similar. 4) Evite bons e culos escuros, eles podem atrapalhar sua viso ante os obstculos e ai sua prova poder ter um fim indesejado. 5) Curta todo o trajeto, evite sujar a natureza e seja feliz!!
Luis Fernando Servin - Campinas (10/09/2012 @ 13:31)
Como as corridas de rua normalmente sao realizados sob condicoes e variaveis controladas, as corridas no meio de terrenos mais acidentados requerem certamente maiores cuidados, principalmente devido a topografia, um tennis adequado preferentemente com solado anti deslizante e uma reducao de 20% abaixo do meu rendimento em pista de asfalto, sao as minhas principais opcoes para enfrentar a aventura, a diversao e o contato pleno com a natureza, ajudam a minha concentracao e bem estar.
Joo Fabiano R. Souza - Passo Fundo (09/09/2012 @ 20:04)
Pra ter um bom desempenho nas corridas de aventura procuro treinar sempre a modalidade a qual eu menos gosto, no deixando claro, as outras de lado, coloco tambm minha hidratao um dia antes pra congelar, se ela tem capacidade para 3 litros, coloco 1,5 lts no congelador e antes da prova coloco o restante correndo assim, o tempo todo com meu isotnico gelado o que um alivio pra uma corrida com sol a pino.
Pricles Vilaa - Belo Horizonte (05/09/2012 @ 22:54)
O mais importante para as corridas off road so os treinos especficos. Ou seja ir para o meio do mato, pegar estrada de terra, subir e descer serras correndo, enfrentar todas as adversidades do terreno. Pois alm de treinar fisicamente, voc ir treinar a mente e aproveitar para testar a roupa e o tenis j que em muitas corridas voc ter que usar tenis e roupa especfica para a prova. Se a corrida envolver trechos noturnos, tambm importante o treimento noturno para testar a sensibilidade e a lanterna! J fiz vrias corridas de aventura e corrida de montanha, inclusiv o XTerra Endurance 50k e sempre utilizei os treinos especficos para aumentar a minha confiana!
simone odete vieira - Biguau - sc (04/09/2012 @ 15:18)
Acabei de participar da k42 Bombinhas Adventure Marathon, foi minha primeira experincia, uma dica que posso deixar aos companheiros correr feliz, curtindo cada momento, se desligando do relgio, das presses, das cobranas que muitas vezes vem de ns mesmos. Corrida de aventura sensacional, no usei nenhum material diferente do asfalto e deu tudo certo, o importante gostar desse tipo de prova!!!
RAPHAEL BAHIENSE - RJ (03/09/2012 @ 07:53)
Para cada prova h um treinamento espcfico, no etanto para as corridas de aventura eu aumento o volume de treinos em ladeiras (subidas e descidas), sobretudo aquelas mais irregulares,tambm vale treinar em escadarias, alm disso, bom dar bastane nfase aos treinos de pliometria.
Maxi Esportes - Ponta Grossa - PR (31/08/2012 @ 10:58)
Primeiramente estar bem preparado, segundo conhecer o percurso, terceiro estar com acessrios e roupas apropriado, boa dica roupas com Dri-Fit, que absorvem o suor e deixa o corpo fresco, tnis com drenagem de agu uma boa dica o Adidas Hellbender entre outros tenis de aventura, estar equipado com bastante agu e aproveitar cada segunda dessa aventura, melhor ainda com amigos para ajudar nessa corrida.
Elaine Braga - Niteroi/Rj (29/08/2012 @ 10:15)
Primeiro de tudo no pode ter frescura: vai sujar,vai molhar,vai ter bichos,insetos e tudo o mais que a natureza proporciona. Acho indispensvel:protetor solar,repelente,meias que absorvam umidade (dri-fit),calas e blusas de manga longa pra circuitos de mata fechada e gua!
kleber santos - Belm (28/08/2012 @ 20:57)
Alm de logicamente estar treinando para este estilo especfico de prova , procure conhecer o trajeto e logstica da prova , assim vc pode simular o que ira encontrar e no ser surpreendido.
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