Como se dar bem nos 5k?

Para ter um bom desempenho em uma prova de 5km, todo corredor tem um macete. Pode ser um aquecimento, uma bebida, uma comidinha, um tnis prprio, uma estratgia de corrida. Ou simplesmente no olhar no relgio e s se divertir. Qual o seu truque?
Compartilhe aqui suas dicas com corredores de todos os cantos. Elas podem ser publicadas na revista*!
*para isso no esquea de fornecer seu nome completo, email e de que cidade voc
29 Dicas
VALRIO OLIVEIRA - fortaleza/ce (22/09/2014 @ 11:13)
Gostaria de algumas dicas para baixa meu tempo de 5km , quero fazer amenos de 20mintuto, hoje atualmente fao 21mint no perguso de 5km... valeriocontabilista@gmail.com
Jack - Cascavel (22/08/2014 @ 02:34)
Ol pessoal, comecei a correr a uma semana, antes fazia caminhadas de 1 hr a 1:30... fiz 4 corridas completas, com tempos de 32:40, 31:25, 30:10, e 29:05... meu percurso tem bastante subidas, em casa fao 30 minutos de STEP... E JA PERDI 10 KG...em 1 ms...minha meta daqui a um ms chegar a 25 minutos...sei q alto mas pra quem t comeando ta bom... obrigado!!!
Adriano - Ribeiro Preto (16/07/2014 @ 16:36)
Boa tarde! !!! Sou Adriano tenho 42 anos e comecei a correr faz um ano, mais s agora estou levando mais a srio, estou fazendo 8 km em 47 minutos e baixando o tempo dia a dia, preciso de dicas para melhorar meu desempenho, como alimentao antes e apos os treinos, minha meta chegar a correr 15 km em 45 minutos comparado a So Silvestre, e qualquer ajuda bem vindo preciso saber qual o melhor calado para um melhor desempenho, obrigado.
Adriano - Ribeiro Preto (16/07/2014 @ 16:34)
Boa tarde! !!! Sou Adriano tenho 42 anos e comecei a correr faz um ano, mais s agora estou levando mais a srio, estou fazendo 8 km em 47 minutos e baixando o tempo dia a dia, preciso de dicas para melhorar meu desempenho, como alimentao antes e apos os treinos, minha meta chegar a correr 15 km em 45 minutos comparado a So Silvestre, e qualquer ajuda bem vindo preciso saber qual o melhor calado para um melhor desempenho, obrigado.
edson elias gonalves - tubarao sc (31/03/2014 @ 17:08)
tenho 6 anos de corrida comecei fazendo 5 km em 27 min e por 3 anos nao consegui melhora meu tempo. so assim decidi levar meus treinamento a serio,comecei treinar 3 vezes por semana fazendo um treino longo,um curto e fazendo diro assim consegui abaixa de 27 min pra 18.24 entao para uma boa corrida o segredo e treina,treina,treina treina treina e treina
Ricardo jesus coutinho - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza (26/12/2013 @ 12:57)
Bom dia . Para ter melhor rendimento em provas de 5 km o atleta e-ou aluno tem que adaptar seu corpo a correr rpido fazendo tiros , treinos de velocidade pelo menos 2 vezes na semana . Opes - treinos intervalados , fartlecks . Vc pode marcar 30 segundos rpido mais 30 segundos lento at completar 1 hora . Tiros de 50 metros , 100 metros , 400 metros , 800 metros , 1000 metros ... Bons treinos !
Ricardo jesus coutinho - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza (26/12/2013 @ 12:57)
Bom dia . Para ter melhor rendimento em provas de 5 km o atleta e-ou aluno tem que adaptar seu corpo a correr rpido fazendo tiros , treinos de velocidade pelo menos 2 vezes na semana . Opes - treinos intervalados , fartlecks . Vc pode marcar 30 segundos rpido mais 30 segundos lento at completar 1 hora . Tiros de 50 metros , 100 metros , 400 metros , 800 metros , 1000 metros ... Bons treinos !
Ricardo jesus coutinho - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza (26/12/2013 @ 12:57)
Bom dia . Para ter melhor rendimento em provas de 5 km o atleta e-ou aluno tem que adaptar seu corpo a correr rpido fazendo tiros , treinos de velocidade pelo menos 2 vezes na semana . Opes - treinos intervalados , fartlecks . Vc pode marcar 30 segundos rpido mais 30 segundos lento at completar 1 hora . Tiros de 50 metros , 100 metros , 400 metros , 800 metros , 1000 metros ... Bons treinos !
Ricardo jesus coutinho - Fortaleza - Fortaleza - Fortaleza (26/12/2013 @ 12:57)
Bom dia . Para ter melhor rendimento em provas de 5 km o atleta e-ou aluno tem que adaptar seu corpo a correr rpido fazendo tiros , treinos de velocidade pelo menos 2 vezes na semana . Opes - treinos intervalados , fartlecks . Vc pode marcar 30 segundos rpido mais 30 segundos lento at completar 1 hora . Tiros de 50 metros , 100 metros , 400 metros , 800 metros , 1000 metros ... Bons treinos !
Ricardo jesus coutinho - Fortaleza - Fortaleza (26/12/2013 @ 12:57)
Bom dia . Para ter melhor rendimento em provas de 5 km o atleta e-ou aluno tem que adaptar seu corpo a correr rpido fazendo tiros , treinos de velocidade pelo menos 2 vezes na semana . Opes - treinos intervalados , fartlecks . Vc pode marcar 30 segundos rpido mais 30 segundos lento at completar 1 hora . Tiros de 50 metros , 100 metros , 400 metros , 800 metros , 1000 metros ... Bons treinos !
Ricardo jesus coutinho - Fortaleza - Fortaleza (26/12/2013 @ 12:57)
Bom dia . Para ter melhor rendimento em provas de 5 km o atleta e-ou aluno tem que adaptar seu corpo a correr rpido fazendo tiros , treinos de velocidade pelo menos 2 vezes na semana . Opes - treinos intervalados , fartlecks . Vc pode marcar 30 segundos rpido mais 30 segundos lento at completar 1 hora . Tiros de 50 metros , 100 metros , 400 metros , 800 metros , 1000 metros ... Bons treinos !
Ricardo jesus coutinho - Fortaleza (26/12/2013 @ 12:56)
Bom dia . Para ter melhor rendimento em provas de 5 km o atleta e-ou aluno tem que adaptar seu corpo a correr rpido fazendo tiros , treinos de velocidade pelo menos 2 vezes na semana . Opes - treinos intervalados , fartlecks . Vc pode marcar 30 segundos rpido mais 30 segundos lento at completar 1 hora . Tiros de 50 metros , 100 metros , 400 metros , 800 metros , 1000 metros ... Bons treinos !
Daniel dos Santos - Arapongas, PR (05/12/2013 @ 18:38)
Eu fao os 5km pra 17min, minha dica ir no mesmo ritmo dos lideres e na metade da prova da uma "fuga" e vencer a prova.
Ricardo Toledo - Canoas/RS (27/11/2013 @ 17:45)
Treinar no calor, em uma temperatura maior que a do horrio prova.
Walter Roberto da Silva - Blumenau (13/11/2013 @ 16:08)
Comecei a treinar a 5 semanas. Durante a juventude pratiquei deportees at os 14 anos. Fumei at os 32 anos porm de forma no exagerada. Ganhei peso. Hoje estou com 35 anos, e me pesei com 103,5kg quando resolvi comear a correr como forma de cuidar melhor da minha sade. Tenho 1,77m ou seja, estava muito gordo. 5 semanas depois, consegui correr 5km seguidos trs vezes a primeira em 37 min, a segunda em 35:05 no parque da cidade e a terceira em uma prova (a minha primeira oficial) em 33:56. Hoje depois de 5 semanas estou com 95.9kg estou cuidando da alimentao e treinando 3x por semana com um profissional triatleta que muito bom. Espero conseguir com o tempo melhorar meu tempo, sinto que posso, mas estou indo com calma. Um grande abrao a todos!
Walter - Blumenau (13/11/2013 @ 16:08)
Comecei a treinar a 5 semanas. Durante a juventude pratiquei esportes at os 14 anos. Fumei at os 32 anos porm de forma no exagerada. Ganhei peso. Hoje estou com 35 anos, e me pesei com 103,5kg quando resolvi comear a correr como forma de cuidar melhor da minha sade. Tenho 1,77m ou seja, estava muito gordo. 5 semanas depois, consegui correr 5km seguidos trs vezes a primeira em 37 min, a segunda em 35:05 no parque da cidade e a terceira em uma prova (a minha primeira oficial) em 33:56. Hoje depois de 5 semanas estou com 95.9kg estou cuidando da alimentao e treinando 3x por semana com um profissional triatleta que muito bom. Espero conseguir com o tempo melhorar meu tempo, sinto que posso, mas estou indo com calma. Um grande abrao a todos!
Luiz Andr - gravatai rs (01/10/2013 @ 14:05)
Boa tarde estou voltando a treinar aps um tempo parado... meus estpu fazendo os 5km em 19, mas minha meta para este ano 16 min... espero que consiga. Abrao a todos...
geovane galvao - Rio de Janeiro (18/07/2013 @ 14:12)
Bom amigos se voces correm ja a algum tempo podemos dizer com toda certeza que pra correr bem voce so precisa manter seu ritmo. Bem obs: se voce corre 1 km em 5 minutos voce vai correr uma corrida de 5 km em 25 minutos e simples comece a marcar seu tempo exemplo hoje fiz 1 km em 5 minutos voce vai ter que manter cada km em 5 minutos quando voce ja estiver acostumado com esse tempo passe a fazer 1 km com 4:50 minutos e assim vai indo acostumou com esse tempo vai diminuindo tenho certeza uqe vai da certo ab.
jose de fatima ferreira dos santos - Ribeiro preto sp (02/02/2013 @ 17:13)
Ola pessoal simples correr preciso um par tenis e os reservas,Atualmente corro pra 16,17 fis o teste quinta feira perto de casa, minha esposa 19,57 Nossos recordes eu 15,30 ela 19,27.O de todo ser humano se treinado corretamente capaz mesmo que o atleta seja preguisisoo preciso se motivar,Para uma performace exelente preciso se alimentar bem no se esquecer de treinar fora as rampas resistncia mais de uma hora e a velocidade tiros e educativos,lembre-se tudo depende de sua vontade a tcnicos exelente pra te ajudar ser mais facil pra no cometer erros nos treinos no evoluir e sofrer leses,bons treinos vou para o meu meta atingir os 15,20 em 4 meses possivel acredito nisso at mais nos podiuns.
Alexandre Cordeiro - Rio de Janeiro (20/07/2012 @ 18:59)
E a galera!!!! Corro h pouco tempo, mas venho observando alguns detalhes: 1) O treino no pode ser feito de qualquer maneira. Precisamos observar e corrigir nossa postura, procurar a passada e o ritmo mais confortvel para evoluirmos gradativamente. No se torna um bom corredor, sem disciplina. Devemos conhecer nossos limites e acima de tudo respeitar nosso corpo. 2) Nas provas, mesmo que seja apenas para participar, precisamos controlar a ansiedade inicial. Devemos aplicar o que foi treinado e no nos impressionarmos com o ritmo dos demais corredores. Precisamos lembrar que temos o nosso prprio ritmo e que uma largada ruim poder "queimar" qualquer melhora de desempenho. Abrs
UBIRAJARA DOS SANTOS - DIAMANTINA MINAS GERAIS (10/07/2012 @ 14:57)
MEU TEMPO ATUAL NOS 5KM E 15.50.UMA DICA IMPORTANTE QUE VAI FAZER MUITA DIFERENCA. OS TREINOS NOS FINAIS DE SEMANA E QUASE SEMPRE EM GRUPO,COM CERTEZA O TEMPO NOS 5KM VAI MELHORA E MUITO. EU PRETENDO AINDA CHEGAR NOS 15 MINUTOS NOS 5 KM.
jonatham natanael - sao jose de pinhais (21/04/2012 @ 14:11)
eae pessoa eu sou coletor eh estol afim de partisipar de corridas de 5 e 10 km eu corri pela premeira vez hoge eh fiz um tenpo de 17 minuto no 5km e parei que vcs acham disso
jonatham natanael - sao jose de pinhais (21/04/2012 @ 14:11)
eae pessoa eu sou coletor eh estol afim de partisipar de corridas de 5 e 10 km eu corri pela premeira vez hoge eh fiz um tenpo de 17 minuto no 5km e parei que vcs acham disso
Victor Wagner - rio de janeiro (23/03/2012 @ 22:20)
fala ai pessoal... de cara j quero deixar ai um forte abrao pra todos que esto nesse ritmo. faz umas trs semanas que estou correndo. No sabia o quanto era to bom correr. confesso que nas trs primeiras vezes que corri,foi brabo pra mim.Fiquei mais de trs dias dolorido mas passou. agora acho que estou em um ritmo bom. Estou correndo 10 km em 32 minutos sendo que,tenho nesse percusso trs grandes subidas quero bater uns 27 minutos,aos pouco eu chego la. Isso esta me dando animo para ate mesmo controlar a minha alimentao, e a cuidar mais de mim... Estou adorando essa nova experincia muito bom. Pow quem puder me ajudar dando dicas agrao... forte abrao para todos... fica ai pra quem quiser me ajuda victor.rj2011@hotmail.com
Paulo Henrique - Fortaleza - CE (13/12/2011 @ 21:50)
Faz 5 meses que voltei a correr, pois estava lesionado no tornozelo. Tenho feito treinos de 5k desde o primeiro at o atual baixei de 32minutos para 25 minutos os 5k. Ainda muito, mas alguns fatores que influnciam nesse tempo. Peso uma delas, pois estava com 97kg, neste momento estou com 88kg, ainda preciso perder uns 6kg, pois tenho 1.87m. O outro fator improtnte uma academia para pegar resistncia e fora muscular isso ajuda muito, coisa que ainda no fiz! Agora para melhorar o seu rendimento atual sigo o treino de sprints. Como fao: Corro moderado durante 20 minutos, depois descano uns 2 minutos e fao 5 tiros de 100m sendo que o primeiro no vou com toda velocidade uns 80%, depois recupero o flego por 90s e vou de novo. Quando me sentir bem com os 5 tiros de 100m vou subir para 200m depois 500m e por fim os tiros da morte que so tiros de 1k com 4 minutos para recuperar. Hoje j estou nos 200m e isso vem me ajudando, pois nesse final de semana corri os 10k da Corrida de rua Unifor aqui em Fortaleza. Foi pesado a ponto de querer disistir, pois sol forte e subidas longas. Quando faltavam 200m para linha de chegada deu um sprint daqueles e passei umas 20 pessoas, ou seja, ainda tinha energia para correr mais rpido. Minha alimentao na noite antes do treino macarro, pois a energia liberado por ele vem aos poucos. No dia do treino o corrida, como uma maa ou mamo espanhou duas fatias. Lembrando da hidratao no dia anterior e muito importante at mesmo para manter a temperatura do corpo!
Fernando Jos - Campinas (21/10/2011 @ 18:39)
Ol galera...tudo mara?Aki vai o meu recadooo,se caso naum tiverem um tnis apropriado corram em terrno arenoso e a alimentao balanceada aliada a um timo descanso fundamental!!Comeei correndo em curtas at chegar num ponto q eu acho legal,estou correndo 14,400 metros em 1:30 hs aos 45 years!Duas vezes por semana e digo a todos q naum existe coisa mais saudvel q desfrutar no meio de tanta gente voltada a qualidade de vida!!!abrauxxxxxxxxxxxxxxx
Elton Torres - Curitiba pr (18/01/2011 @ 17:30)
5 KM DEVEM SER CORRIDOS COM GARRA E CUCA FRESCA, MEU TEMPO 21 Minutos/ALTO sou amador. Treino 3 x semana inclusive debaixo do SOL (treino subidas p musculo da coxa e posterior) comee a corrida p 5m/km alto e diminua forte no km 3 em diante, no ltimo corra tudo!! dica: alimentao proteica e carbo rico (batata doce e atum) obviamente durma bem todos os dias.
Elton Torres - Curitiba pr (18/01/2011 @ 17:29)
5 KM DEVEM SER CORRIDOS COM GARRA E CUCA FRESCA, MEU TEMPO 21 Minutos/ALTO sou amador. Treino 3 x semana inclusive debaixo do SOL (treino subidas p musculo da coxa e posterior) comee a corrida p 5m/km alto e diminua forte no km 3 em diante, no ltimo corra tudo!! dica: alimentao proteica e carbo rico (batata doce e atum) obviamente durma bem todos os dias.
NANY - nilpolis rj (09/01/2011 @ 20:32)
Oi pessoal! comecei a treinar corrida tem um ms mais ou menos, estou malhando moderadamente uns dois meses e pegando pesado no spinning e assim consegui eliminar 9 kg. Ento uma dica muito importante se alimentar bem 1 h. antes da corrida e beber bastante gua, mas uma coisa no posso negar soltar pum pra mim durante a corrida tudo, pois acada pum fico mais leve e acelero mais os passos. Pode parecer meio estranho mais pra mim est sendo timo. Como estou treinando a um ms o melhor tempo que consegui foi de 38 mins, mais minha meta at o final do ano chegar a 30 mins.
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