Voc tem sede de qu?

Escolha a bebida adequada e garanta o combustvel para a sua prxima corrida

Por Letcia Pauli

Sol de 30 graus pra cima, garganta seca e um bom pedao de cho pela frente. Sua primeira opo um gole de gua? Pode at ser a primeira, mas no deveria ser a nica. Para hidratar e tambm repor nutrientes e sais minerais, h vrios tipos de bebida no mercado. Elas ajudam a repor os eletrlitos, ou seja, sais minerais como sdio, potssio e magnsio. Estes desempenham funes como o transporte de oxignio e a absoro da glicose, que serve como fonte de energia para o corpo, diz Suzana Bonum, nutricionista especializada em fisiologia do esporte do Hospital das Clnicas, de So Paulo. Os produtos que repem essas perdas no so todos iguais. H bebidas com mais carboidratos, mais sdio e at com protena na frmula. O importante saber qual a melhor opo para o seu treino. Descubra isso agora.

No invente

Vrios produtos prometem pique extra para sua corrida, como aqueles base de arginina (como o Targifor C) ou de aminocidos de cadeia ramificada (aminocidos energticos), como o BCAA Drink (Probitica). Mas v com calma. Muitos corredores tm sensibilidade a certos tipos de componentes, o que pode resultar em um mal-estar durante a corrida, afirma a nutricionista Suzana Bonum.

A dica : evite surpresas no dia da competio. Se mesmo assim voc quiser usar esses suplementos, teste antes, nos treinos, para garantir que esteja totalmente adaptado aos aminocidos e sempre com orientao mdica. E lembre-se: nada substitui alimentao equilibrada somada a uma boa noite de sono!

Onde encontrar: Quality Nutrition, Max Suplementos, BodyUp Suplementos e Corpo Perfeito.

Corrida at 60 minutos

Treinos assim no provocam perdas drsticas de nutrientes (como carboidratos). Aqui, a maior preocupao a hidratao constante. Para a maioria dos corredores, gua basta. Mas, em dias quentes, bom repor eletrlitos para evitar um mal-estar. Isso porque a perda desses sais minerais se d basicamente pela transpirao. Bebidas esportivas como CarbUp (Probitica), I9 (Powerade), Gatorade e similares so ideais. Elas tm nveis suficientes de sdio que devem ficar entre 40 mg (para corridas em ritmo moderado) e 220 mg (para ritmo acelerado) e so informados no rtulo. Se quiser praticidade, lance mo das pastilhas efervescentes ricas em eletrlitos, como a Eletro+++ (Nutrilatina). s jogar uma na garrafinha com gua, chacoalhar e pronto! Beba entre 200 ml e 250 ml de lquido a cada 20 minutos de corrida.

Corrida entre 1 e 2 horas

Nesses treinos, as perdas de outros nutrientes comeam a acontecer. Escolha bebidas com at 30 g de carboidrato. Ainda no h necessidade de concentraes muito elevadas. Naturalmente, a perda de eletrlitos tambm se intensifica. Agora, os nveis de sais minerais de sua bebida precisam ser maiores. Verifique no rtulo se o produto oferece em torno de 250 mg e 300 mg de sdio. Boas pedidas: Sport Drink (Nutrisport) e Power Gel, da PowerBar.

Corrida de 3 horas ou mais

Agora a reposio de carboidratos precisa ser intensa. A principal fonte de energia a glicose presente no sangue. Da a importncia de manter estveis os nveis de acar na corrente sangunea. Caso contrrio, o corpo vai buscar energia no msculo. Resultado: estresse muscular, risco de leses e um grau to elevado de fadiga que o corredor poder ser obrigado a parar. Nessa etapa, a bebida precisa trazer entre 40 g e 60 g de carboidratos, alm de concentrao extra de eletrlitos (300 mg de sdio ou mais). Sero precisas outras fontes de carboidrato, como gis energizantes, frutas ou pur de batata em sachs. Tambm vale apostar na gua intercalada com a bebida esportiva. Opes: Endurance V02 Max (Integralmedica), Glicodry Age (Nutrilatina) e Maltodextrin (Integralmdica).

Ps-corrida

Depois da corrida, hora de consumir bebidas ricas em carboidratos e protenas, que ajudam na recuperao muscular, evitando leses nos treinos seguintes. Para cada grama de protena, a bebida deve fornecer 3 ou 4 g de carboidrato. J para saber o quanto deve ser reposto, calcule o que perdeu em peso e reponha 150% desse total. Exemplo: voc chegou ao fim do trajeto com menos 1 kg? Dever repor 1,5 litro de lquidos. E faa isso no mximo at 4 horas depois da corrida. Aposte: Accelerade (Pacific Health) e Endurox R4 (Pacific Health).

Drinks espertos

Coquetis com vitaminas e poucas calorias para comemorar depois das provas sem dor na conscincia

Bloody mary
1 dose (50 ml) de vodca; 100 ml de suco de tomate; 25 ml de suco de limo 1 pitada de sal; Pimenta Tabasco a gosto; Bata todos os ingredientes e sirva em copos de vidro com pedras de gelo.

Contm apenas 120 calorias e fornece 37% do valor total dirio recomendado de vitamina C.

rico em potssio e licopeno, poderosos antioxidantes que ajudam a proteger os msculos.
Mojito
1 dose (50 ml) de rum; Suco de 1 lima-da-prsia; 3 raminhos de menta; 2 colheres de ch de acar; 120 ml de soda.

Soque os ramos de menta e o acar num copo, depois adicione os demais ingredientes. Leva pouco acar na receita. A menta e a lima-da-prsia do um sabor refrescante bebida, que tem apenas 141 calorias.

Fornece 15% do valor total dirio recomendado de vitamina C.
Daiquiri de Morango
1 dose (50 ml) de rum; 1 copo de polpa de morango levemente congelado; 2 colheres de ch de mel; 2 cubos de gelo.

Misture tudo at ficar homogneo. Depois, sirva em copos com um morango nas bordas. Ao substituir o acar, as calorias passam de 400 para 216!

Um pacote de morango tem 4,5 g de fibras, oferece 100% do valor total dirio recomendado de vitamina C e tem propriedades antiinflamatrias.
Fuzzy Navel
30 ml de vodca; 30 ml de licor de pssego; 60 ml de suco de laranja; 60 ml de gua com gs.

Bata todos os ingredientes com gelo e sirva em taas. O suco de laranja oferece 34% do valor total dirio recomendado de vitamina C e tambm cido flico, que ajuda na formao dos glbulos vermelhos.

Usar gua com gs e menos suco, alm do efeito efervescente, baixa as calorias de 250 para 198.
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