4 motivos para fazer abdominais

Crdito: www.runners.es

Com abdominais tonificados voc consegue alongar as passadas, absorve melhor os impactos provocados pelas pisadas e ainda aumenta os benefcios dos exerccios

Para se tornar um bom corredor no basta se concentrar apenas na atividade fsica para as pernas e pulmes. Nosso corpo possui grupos musculares muito complexos que agem de forma que nem os percebemos. Porm,eles suportam uma impressionante carga de atividade em nossos treinos. Os msculos abdominais funcionam como uma estrutura sobre a qual se articula o peso do tronco. No s isso, eles desempenham funes importantes:

Melhora a respirao: quandoexercitamos nossos abdominais conseguimos expulsar todo o ar de nossos pulmes, deixando assim maior espao para o ar limpo. A respirao torna-se mais rica epor isso devemos manter o ritmo com ajuda de um abdome poderoso.

Equilibra o corpo: quase todo mundo tem um desequilbrio entre os dois lados do corpo. Nossos msculos das costas podem ser bem mais desenvolvidos do que os msculos abdominais porque os primeiros sousados em quase qualquer movimento que fazemos. Desenvolver os abdominais nos ajuda a alcanar o equilbrio fsico ideal para os corredores. A ausncia de fora abdominal leva diretamente a lordose, escoliose e outros problemas na coluna.

Conduz a fora: para evitar que nossa coluna fique sobrecarregada com o peso de manter o equilbrio do corpo e do tronco evitando assim a desestabilizao durante todo o exerccio. Os msculos abdominais agem como um complemento para qualquer exerccio feito com o tronco. Portanto, ajudam a manter a postura ereta do nosso corpo, sem sacrificar o resto do nosso organismo, reduzindo o risco de leses, alm de ajudar na economia de energia durante a corrida.

Protegem os rgos: ter uma boa musculatura abdominal serve como escudo e estrutura para todos os rgos internos, algo fundamental para esta zona desprotegida pela ausncia de estrutura ssea. fundamental ter uma boa "grade" para evitar golpes ou movimentos violentos em nosso interior. Uma leso muito comum entre corredores a dor nas costas (lombalgias, dorsalgias, dores cervicais etc.). Muitas vezes, esta leso gerada por causa de uma musculatura abdominal pobre. Por isso, entre todos os exerccios abdominais que conhecemos devemos escolher aqueles que sejam efetivos para eliminar a dor nas costas. A realizao desses exerccios devem levar em conta tambm o ritmo respiratrio. Para isso, devemos realizar sempre esses exerccios vigiando sempre a posio da coluna, com as pernas flexionadas e a regio lombar em contato com o solo.

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