Conhea a diferena entre ruptura e contratura muscular

Os sintomas da ruptura e da contratura muscular so muito parecidos: una sensao de que o conjunto de fibras se encolhe ao mesmo tempo que queima e, normalmente, no d para seguir correndo. Mas pode haver alguns equvocos. Claro, apenas o mdico poder dar o diagnstico e o tratamento exato.

Qual a diferena?
No caso da contratura, o msculo simplesmente se encolhe, formando uma bola. Porm no existe a ruptura fibrilar. o que pode ocorrer aps uma sobrecarga produzida pelo excesso de treinamento, e, com uma ou vrias terapias com massagem, por exemplo, essa contratura pode baixar.

Se, ao contrrio, essa contratura muito forte, talvez seja necessrio um perodo de repouso de quatro a seis dias para que o massagista possa comear a trabalhar sobre ela, porque no primeiro momento a inflamao muito grande e doda. Nesse caso, o melhor a fazer deixar a inflamao diminuir.

Durante este espao de tempo, se puder e o mdico autorizar, voc pode continuar correndo em ritmo suave. Assim se incrementa a circulao sangunea, o msculo esquenta e o hematoma tende a diminuir.

E se houver ruptura?
Mas se o caso for de ruptura quer dizer que em algum ponto o msculo se quebrou e um nmero de fibras foram cortadas. Nesse caso o trabalho de massagem tambm importante, normalmente a partir do segundo ou terceiro dia aps a contuso. Porm, o atleta precisa estar certo de que no poder correr por um perodo de no mnimo trs, quatro ou at cinco semanas, em funo do grau da ruptura das fibras musculares sofrida.

Recuperao
A recuperao deve ser feita com massagens desde o momento em que seu mdico lhe aconselhar, usando o binmio "frio-calor", para que o fluxo sanguneo se revitalize e a inflamao reduza.

Usa-se gelo sobre a zona afetada vrias vezes ao dia, por um perodo de 10 minutos e, posteriormente,uma pomada anti-inflamatria. Para evitar queimaduras no coloque o gelo direto na pele. Prefira us-lo sobre um pano entre a pele.

O importante saber qual o melhor tratamento: a preveno. Por isso, quando estivermos sem leses importante aquecer e fazer alongamento antes e depois de cada treinamento, assim como ir ao massagista, se possvel, uma vez por semana ou pelo menos uma a cada 15 dias para conseguir uma "descarga" muscular.

Sobretudo tenha pacincia. As leses so parte da vida do esportista como tambm so os recordes, os fracassos, as ms corridas, as boas e as vitrias pessoais.

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1 Comentários:
Kleber RG - www.maratonacorreria.com - Campinas-SP (29/04/2011 @ 12:52)
Muito bacana este artigo. Esclarecedor e direto! Corredores como eu, amadores, no consultam mdicos, massagistas, fisioterapeutas, etc, sempre que aparece um dorzinha aqui ou ali... Costumamos pensar que sabemos o que estamos fazendo, realizando o auto-tratamento. perigoso, mas inevitvel. Muitas vezes, treino com dores musculares sem saber exatamente o que est acontecendo com a regio afetada. Normalmente, aplicando-se gelo e pomada anti-inflamatria, aps alguns dias e vezes at semanas, as dores desaparecem. um risco que corremos, de agravar o problema e contrair alguma leso mais sria. Um abrao! Kleber RG (atleta CUCA)
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