Especialista indica a forma correta de correr

Crdito: Divulgao

ATrack&Field realizou a palestra Join the Natural Running Revolution. Learn how to run faster, stronger, more efficiently, and with less injury", apresentada por Ian Adamson, diretor de Pesquisa & Ensino da Newton Running nos Estados Unidos, na ltima tera-feira. O evento, realizado em duas sesses no Lounge One do shopping Iguatemi, em So Paulo, reuniu atletas, convidados e amantes do esporte.

Adamson iniciou a conferncia com os fundamentos de biomecnica e uma anlise da maneira natural de correr de atletas conhecidos desde os anos 60, como Abebe Bikila, a etope que ganhou a maratona olmpica correndo sem calado e Zola Budd, que disputou os 3 mil metros das Olimpadas de Los Angeles em 1984 tambm descalo. O diretor de Pesquisa & Ensino da Newton Running destacou tambm o triatleta e campeo mundial do Circuito Ironman, Craig Alexander. E afinal, o que eles tm em comum? Estes atletas reinventaram a forma de corrida, com mais eficincia e aumento de passadas por minuto, explica.

Segundo o Iam Admason, na Natural Running Form ou correr descalo, os ps aterrissam no cho com o antep e no com o calcanhar, o que ajuda a diminuir a presso do impacto. Hoje, quando se usa um tnis para corrida, o primeiro contato com o cho atravs do calcanhar o que gera um aumento no gasto de energia, j que essa regio do p fica frente do centro de fora do corpo. Quando se corre descalo, essa mecnica mais homognea em fora e tempo, esclarece.

Por isso, os corredores que usam tnis de corrida com elevao no calcanhar correm mais riscos de leso, j que existe uma interferncia nos movimentos naturais do corpo durante a corrida. Com os tnis Newton, h um choque menor com o cho num perodo mais longo. H uma diferenciao entre a absoro do impacto pelos ps e como o tnis reage com o cho, disse.


Evoluo dos tnis de corrida

O diretor da Newton Running tambm falou sobre a evoluo dos ps dos seres humanos e dos muitos calados diferentes que surgiram no decorrer dos sculos e que os homens utilizaram tanto por razes estticas e da moda quanto por motivos funcionais. H cerca de 180 anos surgiram os primeiros calados atlticos, de borracha. O primeiro tnis para atletas foi inventado no final dos anos 50. J na dcada de 60, estes tnis agregaram tecnologia e se diversificaram de acordo com modalidades esportivas. O auge aconteceu nos anos 80 e 90, explicou.

Para ele, o ideal seria se todos corressem como crianas. J corremos de forma correta um dia, mas com o uso do calado, nossos ps comeam a se deformar, conta. Por isso, quase todos os tnis de corrida no auxiliam na prtica do exerccio. Pelo contrrio: podem causar leses graves. Neste momento, o diretor analisa os diferenciais do tnis Newton, ressaltando a tecnologia de Ao e Reao (Action Reaction Technology) aplicada ao acessrio, que reduz o impacto dos ps com o cho, utilizando o sistema natural de suspenso do corpo.

Com este tnis, h um feedback maior aos corredores das suas pisadas no solo. O Newton permite que o atleta sinta as passadas, ao contrrio de modelos mais pesados, com amortecimentos, que tendem a aumentar o impacto com o solo, criando maiores possibilidades para o surgimento de dores e leses, acredita.


Mudanas de estilo

Iam Adamson explicou que possvel mudar o estilo de corrida, para melhorar a velocidade das passadas por minuto e a performance do exerccio. De acordo com o diretor, primeiro importante treinar descalo numa superfcie lisa (dura), em 400 metros. Ele salienta que uma postura ereta importante neste momento: Se voc achar que est um pouco inclinado ou com movimento excessivo dos braos, pea para um amigo fazer uma gravao. Assim, voc conseguir observar corretamente a maneira como corre o que ajuda a consertar os movimentos, conta.

Treinando com o tnis Newton, possvel aumentar a cadncia, com a elevao das passadas por minuto (ele indica tocar o cho pelo menos 90 vezes por minuto com cada um dos ps). Com isso, h diminuio do movimento vertical do corpo, deixando a corrida mais eficiente.


Sobre o palestrante

Ian Adamson diretor de Pesquisa & Ensino da Newton Running, possui mestrado em Medicina Desportiva, e licenciatura em Engenharia Biomecnica. De 1996 a 2006, foi atleta profissional, com resultados expressivos: Ian foi sete vezes campeo mundial em corridas de aventura, trs vezes recordista mundial de canoagem de resistncia (421 Km em 24 horas) e foi o atleta master mais rpido na Ultramaratona Badwater 2010 de 217 Km considerada a maratona mais difcil do mundo.

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