Quais so os benefcios dos treinos de fartlek, regressivo, tempo run, contnuo, intervalado e regenerativo?

Gostaria de saber quais so os benefcios dos seguintes treinos: regressivo, fartlek, tempo run, contnuo, intervalado e regenerativo.
Eduardo Serpa, Olinda (PE)

Quem responde Renato Dutra, Diretor Tcnico da Assessoria Esportiva Run & Fun, de So Paulo (SP)

Vamos falar um pouco de cada um e explicar os benefcios:

Regressivo: Ns utilizamos mais o termo progressivo, que refere-se intensidade. Por exemplo: 6 sries de 1 km e cada uma a um ritmo: 6'/5'50"/5'40"/5'30"/5'20"/5'10" por km.
Esse tipo de treino oferece ao atleta a possibilidade de aprender e praticar o aumento da intensidade/velocidade em um determinado tempo ou distncia. Isso ajuda a realizar provas da mesma forma, o que tem se mostrado muito efetivo para obteno de bons resultados.

Fartlek: Alterna baixa e alta intensidade sem a parada para o descanso (como acontece nos intervalados) Por exemplo: 40 minutos de corrida, mesclando 2 min forte/3 min leve.
Esta alternncia serve como grande estmulo para melhora do mecanismo de remoo de cido lctico, uma condio extremamente importante para o corredor.

Tempo run: o treino por ritmo. Por exemplo: 30 minutos em um ritmo de 10K.
Alm de ajudar o corredor a conhecer melhor o ritmo ideal para a tradicional distncia dos 10 km, complementa muito bem os treinos de alta intensidade. O atleta ganha ritmo e aprende a fazer uma melhor dosagem dele.

Contnuo: Por exemplo, o atleta corre 45 minutos em ritmo leve.
Esse treino importante para a construo da resistncia em provas de longa durao.

Intervalado: Alterna baixa e alta intensidade e oferece intervaldos de descanso. Por exemplo: 10 x 500m forte com descanso de 1 min caminhando entre cada repetio.
Muito interessante para corredores mais treinados, pois somente com treinos de maior intensidade possvel continuar evoluindo.

Regenerativo: o nome que muitos do para treinos leves, de cerca de 30 ou 40 minutos, que em teoria ajudariam a recuperao. Mas eu no acredito em treino regenerativo. Na literatura no h comprovao de que um trote de 30-40 acelere a recuperao.
Regenerativo, na minha opinio DESCANSO.

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