Sinto muita fome nos dias em que treino. O que fazer para evitar exageros?

Nos dias em que treino (sempre pela manh), sinto muita fome. No apenas imediatamente aps a corrida, mas durante quase todo o dia. Acho que acabo exagerando um pouco nas principais refeies (almoo e jantar) nesses dias. Como posso controlar essa fome e no ingerir mais calorias do que gasto?
Marcio de Oliveira, So Paulo (SP)

Quem responde Lvia Hasegawa, nutricionista especializada em fisiologia do exerccio pela Unifesp

No h nada de anormal com a sua fome, pois, mesmo depois do treino, nosso metabolismo continua acelerado e voc precisa repor as energias perdidas. Mas preciso comer de modo correto. Para evitar exageros nas refeies principais, recomendo que coma a cada 3 horas (pode ser uma fruta, biscoitos integrais, aveia ou castanha). Esses alimentos j daro uma segurada no seu apetite.

Quanto alimentao na refeio principal, verduras e legumes, que so ricos em fibras e ajudam a dar uma sensao de saciedade. O arroz integral, por ter ndice glicmico menor (ou seja, libera acar aos poucos para o organismo) tambm um timo aliado. Nessas refeies, alm da incluso desses alimentos, voc deve mastigar bem devagar e comer com toda a calma possvel.

Por fim, peo que reflita um pouco sobre o que fome, o que vontade de comer algo e o que ansiedade. Muitas pessoas tendem a confundir as trs sensaes. Uma dica bem simples para voc avaliar suas refeies a seguinte: se, em menos de duas horas da ltima refeio, j estiver com fome, porque comeu pouco. Mas, se trs ou quatro horas depois da ltima refeio, voc no sentir fome alguma, porque exagerou

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